Projeto de extensão celebra Outubro Rosa com ações de saúde

Atividade serve para acompanhar a evolução das pacientes que concluíram o tratamento de câncer de mama
Por Jacqueline Freire - jornalista
03/11/2022 16h12

O projeto Com Ação realizou no último dia 27 de outubro, no Centro de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, uma atividade em comemoração ao Outubro Rosa. Coordenado pelo professor do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal, Jean Toscano, o projeto levou ao hospital a maioria das participantes do projeto, além dos acadêmicos do curso de Educação Física. Além de confraternizar, a atividade serviu para acompanhar a evolução das pacientes que concluíram o tratamento de câncer de mama e são voluntárias do projeto.

“Esta atividade é de extrema importância, reunimos as três turmas que participam do projeto, mais a equipe, formada por oito acadêmicos e eu como coordenador. Conversamos sobre diversos assuntos, mas principalmente sobre a evolução de cada uma com o avançar das sessões que estamos realizando”, explica.

A próxima atividade do Com Ação marcará o encerramento do ciclo deste ano, que começou em junho. “Usaremos a piscina na Ufal para uma confraternização com as participantes. Vamos fazer uma avaliação agora em novembro, comparando com os dados de junho, para ver se realmente, no cruzamento das informações, quais os benefícios obtidos”, diz.

O projeto

Desde 2020 o projeto de extensão e pesquisa Com Ação realiza intervenção em sobreviventes de câncer de mama (pacientes que já concluíram o tratamento). A ideia é realizar avaliação e intervenção nesse subgrupo para verificar os efeitos dos exercícios em indicadores de saúde relacionados ao câncer, como por exemplo: fadiga, dor, força muscular, resistência cardiorrespiratória, depressão, qualidade de vida, dentre outros.