Professora da Famed lança livro sobre cuidados com a saúde do professor

Therezita Galvão é coordenadora de um projeto que tem como público-alvo professores das escolas públicas alagoanas; atividade acontece on-line na quarta (9)
Por Diana Monteiro – jornalista
04/11/2022 14h19 - Atualizado em 07/11/2022 às 15h52

A mesa-redonda sobre Os cuidados com a saúde do professor: da voz, da mente e do corpo a se realizar na quarta-feira (9), a partir das 19h, em formato on-line, será marcada por três palestras, debates e pré-lançamento do segundo livro, em conexão com o tema e o objetivo da ação de extensão. O evento, que se estenderá às 21h30, marca mais uma atividade do ciclo 2022-2023 do projeto Dê a voz a quem precisa destinado aos professores da capital e do interior de Alagoas, principalmente,  os que trabalham na rede pública de ensino.

Conforme a programação, o evento é dotado de três palestras, seguidas de debates e contemplam os seguintes temas a serem proferidos por profissionais da área da saúde e docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). São temas da mesa-redonda: Os cuidados com a voz do professor, com a professora Therezita Galvão Castro (Famed); Como aliviar o estresse do professor para evitar a síndrome de Burnout, a ser proferida pela professora Camyla Wanderley Pereira (Famed); e Práticas corporais para a qualidade de vida, com a professora Janaína Damarchi, do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFE).

De acordo com a coordenadora do projeto Therezita Galvão, dentre as causas do adoecimento docente, estão a sobrecarga de trabalho do professor e a pressão existente na escola - que leva a estresse no âmbito do trabalho com alunos e com colegas de profissão - e seus problemas de casa. A insatisfação do baixo salário e as condições físicas da própria escola, também são citadas pela professora como causas do adoecimento.

“Atualmente, os problemas de saúde mais frequentes são o estresse mental. Os profissionais sentem ansiedade, cansaço mental, insônia e alguns até depressão. Quanto aos transtornos de voz, posso citar a rouquidão e a perda e falha da voz, assim como, presença de rinite alérgica, refluxo esofágico, vida sedentária e outros”, destaca Therezita, que é médica otorrinolaringologia e coordenadora da disciplina Distúrbios da voz na Famed da Ufal.

A mesa-redonda será transmitida pelo YouTube e o link será disponibilizado nas redes sociais do projeto,  WhatsApp, e e-mails de contato das escolas públicas. “O evento não tem limites de vagas e o formato on-line possibilita a participação de maior número de professores da capital e do interior do Estado.”, enfatiza a coordenadora.

Sobre o livro

A segunda edição do livro denominado de Cuidando da saúde do professor: da voz, do corpo e da mente”, é  também de autoria da professora Therezita Galvão e conta com a participação dos colaboradores membros do projeto de várias áreas da saúde. Contempla conteúdo que demonstra grande preocupação com a saúde do professor, assim como, ensina a cuidar da voz, do corpo e da mente. Ela aproveita para destacar: “O livro aborda temas diversos como os cuidados com a voz, rinite alérgica, refluxo gastroesofágico, alimentação e a voz, linguagem corporal, além de contemplar dicas para aliviar o estresse mental, a insônia. Aborda também, como motivar o professor, ser empático e resiliente, e é traz exercícios para a qualidade de vida. Como orientação de cuidado à saúde voltada ao público-alvo, Therezita complementa: “Espera-se que os professores aprendam a perceber o seu problema de saúde e que sigam as orientações e dicas para obter uma vida mais saudável.”

O livro é editado pela Editora Universitária da Ufal  (Edufal), onde pode ser adquirido. Também pelo Instagram @devozaquemprecisa, ou pelo e-mail do projeto: devozaquemprecisa@gmail.com.

Parcerias

O projeto de extensão Dê a voz a quem precisa está em desenvolvimento desde 2017  e envolve docentes e discentes universitários das instituições de ensino da cidade de Maceió. São elas: Universidade Tiradentes (Unit), Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac). Na Ufal, é executado pela Famed em parceria com a Pró-reitoria de Extensão (Proex). Além de pesquisas científicas sobre o adoecimento do professor nas escolas públicas, também tem proporcionado publicação de artigos em revistas e eventos científicos.

O projeto dentro das atividades do ciclo 2022-2023, no dia 14 de outubro fez uma homenagem aos professores virtual em alusão ao Dia do Professor, comemorado no dia 15. Mais informações por meio do contato: 82 - 99607-1200  (WhatsApp).