Proest capacita bolsistas para atender estudantes com deficiência visual

Em breve o Centro de Inclusão Digital receberá alunos para cursos de informática direcionados a pessoas com deficiência visual ou baixa visão
Por Ascom Ufal
22/11/2022 15h36 - Atualizado em 23/11/2022 às 16h27

Bolsistas do Centro de Inclusão Digital (CID) da Ufal e servidores do Laboratório de Acessibilidade (LAC) participaram de um treinamento promovido pela Pró-reitoria Estudantil (Proest), no último dia 11 de novembro. A iniciativa teve o objetivo de capacitá-los como instrutores para atender estudantes com deficiência visual ou de baixa visão inscritos nos cursos de informática ofertados pelo CID.

A capacitação contou com a participação do bolsista Rafael Hozannah Albuquerque, também deficiente visual. A coordenadora de Apoio à Qualidade e Vida Acadêmica da Proest, professora Adriana Guimarães Duarte, falou sobre a importância da capacitação dos instrutores para um atendimento mais qualificado e da colaboração de Rafael.

“A participação de Rafael como instrutor nesse processo, potencializou o curso, deixando os participantes bastante satisfeitos e mais confiantes, pelo nível de informações passadas por um instrutor com conhecimento das dificuldades iniciais, além de demonstrar através de seu próprio exemplo, sua superação”, disse.

O bolsista do CID reforçou a necessidade dos estudantes se interessarem pelos cursos direcionados aos deficientes visuais para buscar mais autonomia nas atividades acadêmicas e profissionais.

“A pandemia da covid-19 terminou de nos mergulhar nesse mundo digital e, dessa forma, muitas atividades acadêmicas estão na modalidade on-line, sejam elas matrículas em cada período, acesso ao boletim, comprovante de matrícula, envio e recebimento de documentos, preenchimento de formulários e tantos outras atividades que nos exige um conhecimento nas tecnologias digitais. Por essas razões, peço, não fiquem de fora, pois o CID, NAC e LAC estão aqui para caminharmos juntos nestas etapas”, destacou Rafael Hozannah.

O coordenador do NAC, Jean Bernardo da Silva Vieira, também ratificou a importância da inclusão digital e incentivou a participação dos discentes. “O domínio da informática básica faz toda a diferença na vida das pessoas com deficiência, principalmente na trajetória acadêmica. Você que é pessoa com deficiência visual merece dar mais esse passo rumo à excelência profissional. Venha ao CID aprender conosco”, convidou.

Confira aqui os cursos que estão abertos até a próxima sexta-feira (25) e saiba como participar.