HU encerra Novembro Azul visando prevenção, educação e apoio ao paciente

Luta contra o câncer de próstata e quebra de estigmas foram assuntos abordados
Por Raoni Santos - jornalista
29/11/2022 13h38 - Atualizado em 29/11/2022 às 13h41

Teve fim, na quinta-feira (24), a programação referente ao Novembro Azul do Centro de Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). Os eventos tiveram início no dia 7 e foram promovidos pela Comissão de Eventos do Cacon, objetivando a quebra de estigmas sobre o câncer de próstata, enfatizando a prevenção e a importância da continuidade do tratamento, ainda que seja um momento difícil para o paciente e seus familiares. Busca-se evitar desistências e encorajar a procura pelo atendimento especializado.

Em virtude de o Centro de Oncologia do HU possuir natureza de alta complexidade, em ações como a do Novembro Azul a organização procura estimular os pacientes e seu entorno (acompanhantes, amigos, familiares etc.) para que eles sejam multiplicadores das informações que são passadas e estimulados a buscar a manutenção da saúde. “Essa campanha serve para pacientes em tratamento, acompanhantes, familiares, amigos e até nós mesmos como servidores, auxiliando a quebrar estigmas de procedimentos como o exame de toque, por exemplo”, explica o técnico em radiologia/radioterapia e membro da comissão de eventos do Cacon, Irllandy Santos.

Os participantes do contexto em que o paciente se insere auxiliam a equipe multidisciplinar com o acolhimento. Eles assimilam como é o processo oncológico, sua cura, seus níveis e a prevenção, melhorando assim a visão sobre o momento. “Com esses elementos, há melhora visível no perfil emocional do paciente, o que é muito importante para seu processo de cura”, completa Irllandy.

Edinaldo das Neves Santos, de 43 anos, é paciente do Cacon há três anos. Para ele, que trata um linfoma, ainda existe uma resistência dos homens em buscar uma ajuda profissional para saber o que se passa em seus organismos. “Não fiquei muito abalado com a descoberta, apenas depois reconheci o quanto é bom estarmos no médico de vez em quando e cuidar da nossa saúde”, afirma. O tratamento o fez mudar a forma como enxerga o seu bem-estar, levando-o a reforçar o cuidado, com o suporte das pessoas que o cercam. “Tenho uma pessoa ao meu lado que me ama, que é meu porto seguro, a minha esposa. Agradeço, primeiro a Deus e depois a ela, por estar durante esse tempo todo comigo”, reconhece.

Serviço:

O Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU funciona das 7h às 19h. O pronto atendimento oncológico, todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, das 7h às 17h.