8ª Jornada Acadêmica do HU aliou tecnologia ao ensino, pesquisa e extensão

Evento abordou o tema "Saúde digital: novas tecnologias na formação e atuação do profissional de saúde"
Por Raoni Santos - jornalista
29/11/2022 13h23 - Atualizado em 29/11/2022 às 14h55
Com grande sucesso de participação da comunidade acadêmica do HU e da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foi realizada, entre os dias 22 e 23, a oitava edição da Jornada Acadêmica do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU). Promovida pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), sob liderança do professor Eurico Lobo de Barros Filho, abordou o tema Saúde digital: novas tecnologias na formação e atuação do profissional de saúde.

Com 461 inscrições nas atividades propostas para os dois dias, incluindo profissionais e estudantes, o evento situou o HU como espaço de integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, para além de suas atividades assistenciais.

Palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos e uma mostra dos projetos de extensão desenvolvidos entre a Ufal e o HU fizeram parte do evento. A programação da Jornada incluiu, ainda, homenagens à professora Iasmin de Albuquerque (In Memoriam), representada por sua filha, Yasmim Cavalcanti Duarte, pela contribuição ao Hospital Universitário e seu legado humanitário na formação de acadêmicos, residentes e profissionais; e à enfermeira Terezinha Barbosa da Silva, pelos serviços prestados ao HU, contribuindo para a formação de profissionais da saúde, e liderando projetos de extensão voltados à comunidade.

Para o coordenador de Gestão do Ensino da Empresa Brasileira de Serviços hospitalares (Ebserh), Hervaldo Sampaio, que proferiu a Conferência de Abertura do evento, o Hospital Universitário é um ambiente cujo principal objetivo é o de ensinar e pesquisar, sendo a excelência da assistência um meio para atingir tais propósitos com qualidade. “Viemos contribuir para que a universidade, as suas faculdades, o hospital, com seus departamentos e áreas de conhecimento, a Coreme e a Coremu, representantes da hierarquia médica e da residência multiprofissional, se unam para proporcionar a grande transformação que o nosso ensino precisa, um ensino comprometido com o estudante que vai exercer a sua profissão da melhor maneira, com as competências necessárias para que possamos acreditar que um recém-formado na graduação e na residência possa tratar nossa família e a sociedade como um todo”, explicou.

Representando o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, destaca a jornada acadêmica como representante da integração do tripé pesquisa, ensino e extensão, num contexto em que a área de saúde tem dado exemplo para a Universidade e ao país como um todo, por meio de vasto leque de ações. “A pesquisa já é importante pela sua natureza, e as que salvam e melhoram a vida das pessoas são muito especiais. Temos visto isso nos cursos da área de saúde, no HU, na GEP, toda essa sintonia com os temas contemporâneas e o uso das tecnologias no ensino, na pesquisa e outras questões”, ressaltou.

O superintendente, Celio Rodrigues, enfatiza os setores que compõem o Hospital Universitário, abrigando servidores do Regime Jurídico Único (RJU), da Ebserh, terceirizados e demais vínculos. Para o gestor, o equipamento público possui uma importância social no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo através do seu corpo assistencial, técnico e administrativo que HU consegue um índice de satisfação do usuário de 98%, medido mês a mês conforme exigência da CGU, com períodos em que o número chega a 100%. “As pessoas que aqui estão se desdobram a cada dia para que este hospital tenha qualidade de atendimento no SUS. O sistema é importante, nós o temos para atender a nossa missão, que é a de formação de recursos humanos com qualidade”, acrescentou.

A coordenadora da 8ª Jornada Acadêmica e chefe da Unidade de Gestão de Graduação, Ensino Técnico e Extensão, Erika Sena, agradeceu aos presentes, seja na condição de palestrante, participante, moderador, ou de apresentador de trabalho científico, mostra, avaliador ou facilitador de mini-curso. “Todos representam inestimável contribuição com o desenvolvimento das ações propostas para estes dois dias. Indubitavelmente, trata-se de um momento singular e extremamente propício para a discussão de questões desafiadoras e norteadoras às diversas áreas da saúde”, afirmou.

Estudante do 6º período de Enfermagem da Ufal, Sophia Renara Melo participou da jornada com um artigo cujo tema é Atuação Prática de Graduandos de Enfermagem em Instituição de Longa Permanência de Idoso: Um Relato de Experiência. Para a discente, a participação na jornada representa um divisor de águas. “Temos a oportunidade de trazer as informações que aprendemos na graduação e aplicá-las visando o desenvolvimento científico do ambiente em que é feito as práticas, que é o HU, e mostrar para a comunidade acadêmica que a disciplina em si e a forma como a estudamos na graduação vão nos permitir desenvolver atividades acadêmicas e científicas que conseguem ser aplicadas nos mais variados locais”, concluiu.