Pesquisadora coordena banco de dados inédito sobre mamíferos na Caatinga

Ludmilla da Costa-Pinto é primeira autora do dataset (banco de dados) recém publicado na conceituada revista internacional Ecology
Por Assessoria Lacos 21
31/10/2022 14h04

Pesquisadora do Museu de História Natural (MHN) e do Lacos 21, publica dataset inédito sobre pequenos mamíferos-não voadores na Caatinga, em parceria com outros 26 pesquisadores de mais de 20 instituições, e gera o mais significativo banco de dados sobre o grupo, incluindo três novas espécies na lista para o bioma.

Bióloga do MHN/Ufal e doutoranda do Laboratório de Conservação do Séc. 21 (Lacos 21), Ludmilla da Costa-Pinto é primeira autora do dataset (banco de dados) recém publicado na conceituada revista internacional Ecology, que traz informações importantes sobre os mamíferos na maior e mais biodiversa Floresta Tropical Seca Estacional do mundo, a Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro e que ocupa maior parte da região Nordeste.

“Dada a falta geral de estudos neste bioma altamente ameaçado, este estudo ajuda a preencher algumas lacunas críticas de conhecimento, fornecendo ainda informações importantes, tais como a riqueza, composição e dados biométricos dos pequenos mamíferos”, diz Ludmilla. “Conseguimos reunir mais de 3 mil registros em 816 localidades diferentes e encontrar 47 espécies de pequenos mamíferos, sendo 12 marsupiais e 35 roedores, além de várias outras informações associadas a esses registros, como precisão geográfica e medidas corporais. Foi uma super força-tarefa!”, relata a pesquisadora.

Para o professor Ricardo Bovendorp, cientista da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) na Bahia e um dos co-autores: "Esse trabalho será um divisor de águas! Não apenas pela riqueza de dados inéditos que estão sendo publicados, mas também pelo cuidado com a precisão das informações."

O artigo intitulado “Small mammals from the Caatinga: a dataset for the Brazilian semiarid biome” reúne dados de Coleções Científicas, artigos, teses, livros e dados não-publicados, e inclui o registro de três novas espécies para o bioma da Caatinga e zonas de transição (limites com o Cerrado e Mata Atlântica).

Assista o vídeo de divulgação elaborado pelo Lacos 21 aqui. Acesse o artigo na íntegra: Small Mammals From The Caatinga: A Dataset For The Brazilian Semiarid Biome - Costa‐Pinto - Ecology - Wiley Online Library Acompanhe o Lacos 21 e o Museu de História Natural: no Instagram, twitter e facebook: @lacos21; Youtube.com/lacos21; Spotify: lacast21; Lacos21.com e no @mhnufal Site: http://mhnufal.blogspot.com/ ou E-mail: mhnufal@gmail.com