Palestra sobre Inteligência Emocional marca abertura da Semana do Servidor

Evento acontece até a quarta-feira, em Maceió nos campi Arapiraca e do Sertão, com programação diversificada
Por Diana Monteiro – jornalista / Fotos Renner Boldrino
25/10/2022 15h41 - Atualizado em 25/10/2022 às 15h55
Cerimônia de abertura das festividades em comemoração pelo Dia do Servidor Público

Cerimônia de abertura das festividades em comemoração pelo Dia do Servidor Público

A apresentação do saxofonista Abel dos Anjos, músico da Orquestra Sinfônica Universitária (OSU), marcou o início das atividades da Semana do Servidor, na manhã da segunda-feira (24) no Campus A.C. Simões, com várias ações voltadas ao desenvolvimento, saúde e bem-estar, tema central do evento este ano. As atividades buscam promover ações de promoção à saúde e de acolhimento a docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A programação alusiva ao 28 de outubro, Dia do Servidor Público, se estende ao Campus Arapiraca e Campus do Sertão.

A solenidade de abertura, realizada no auditório da Reitoria, foi presidida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti e foi marcada pela palestra da professora Adriana Alvarenga, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), que abordou o tema São tantas emoções! A inteligência emocional no exercício da atividade laboral. Além de música, os participantes também foram contemplados com ginástica laboral, conduzida pela professora Socorro Dantas, do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefe).

Ao saudar os servidores, a vice-reitora enalteceu a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), realizadora da Semana do Servidor, por meio da Gerência de Capacitação e pela Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT). “Somos grata em ter todos vocês com a gente, com o valoroso e dedicado trabalho que transforma a Ufal numa grande família. O reitor manda um caloroso abraço para todos vocês e temos a enorme satisfação de comemorar a Semana do Servidor. Somos grandes, conseguimos superar grandes obstáculos, enquanto servidores da instituição, com muitos desafios enfrentados durante a pandemia, mantendo a universidade aberta, executando as atividades administrativas e docentes, adequadas à realidade existente. A pandemia também nos aproximou bastante”, ressaltou a professora Eliane, destacando também o importante papel do Sistema Único de Saúde (SUS), diante do desafiante período e teceu críticas ao corte de recursos que causa entraves nas universidades públicas.

O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Wellington Pereira, que integrou a mesa de abertura da solenidade, agradeceu a participação dos servidores no evento e destacou o importante momento comemorativo. Enfatizou o empenho dos servidores diante dos desafios postos, contextualizando a crise financeira existente, e alertou sobre a importância de uma ação coletiva para traçar novos caminhos.

O pró-reitor Alexandre Marques, da Pró-reitoria Estudantil (Proest), que fez parte também da mesa da abertura, saudou os servidores e as servidoras, parabenizou a realização do evento e reforçou o quanto as políticas voltadas à área que está sob sua responsabilidade estão prejudicadas pelo corte de recursos. Uma pesquisa realizada em 2019 sobre o perfil de vida do universo estudantil da Ufal, segundo Alexandre, apontou que, no Campus A.C. Simões, 70% dos estudantes apresentam vulnerabilidade socioeconômica; no Campus Arapiraca o número chega a 95% e no Campus do Sertão essa realidade é de 94%.

Demais componentes

Fizeram parte da mesa de abertura do evento os seguintes servidores: o coordenador de pós-graduação Walter Matias, que representou a pró-reitora Iraildes Assunção, da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep); Abel Duarte, representando o pró-reitor Jarman Derico, da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst); e a coordenadora dos cursos de graduação, Eliane Barbosa, representando o pró-reitor Amauri Barbosa, da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O Sintufal foi representado na solenidade pelo coordenador de Comunicação da entidade, Cleber dos Santos.

Walter Matias parabeniza a realização do evento e destaca: “Temos uma missão, a de quebrar a dicotomia de que servidores são apenas os técnicos-administrativos da instituição. Temos atribuições diferentes, mas as mesmas responsabilidades na construção da universidade”, disse, parabenizando a realização do evento e desejando uma boa semana de atividades.

“Que possamos cumprir a nossa missão no âmbito interno e externo, pela importância que temos na sociedade alagoana”, frisou Eliane Barbosa em seus cumprimentos.

A falta de recursos, de reajuste salarial e o corte no orçamento pelo governo federal foram enfatizados por Abel Duarte, que ao cumprimentar os presentes, chamou a atenção para os desafios em curso e para a luta em comum na defesa da Universidade. A falta de valorização ao servidor público, que é alvo de perseguição, pois aos olhos da sociedade continua sendo visto com negativismo, foi enfatizado por Cleber dos Santos durante saudação aos servidores.

Inteligência emocional

“Emoções não são um assunto tratado nas relações de trabalho. Emoções são produzidas no ambiente de trabalho, no cotidiano das pessoas. As emoções são humanas, pode-se trabalhar em cima delas”, destacou Adriana Alvarenga palestrante do primeiro dia da Semana do Servidor.

No reforço ao tema abordado São tantas emoções! A inteligência emocional no exercício da atividade laboral, Adriana falou sobre o desafio de saber lidar com as emoções, conhecê-las e gerenciá-las: “Falar de inteligência emocional é falar de conhecimento das emoções. O total desconhecimento das próprias emoções leva a dificuldades, por exemplo, nas relações de trabalho. Quanto mais reativos somos, menos controle temos. Isso determina o nosso comportamento. Ficamos à mercê do que acontece em nosso entorno e não agimos”.

Adriana disse que a inteligência emocional é dotada de fatores como autoconhecimento, controle emocional, automotivação, reconhecimento das emoções do outro, culminando, nesse processo, com atividade de relacionamento. Ao destacar que o medo produz emoção negativa, ela citou como exemplo de fator causador disso em várias áreas, o bombardeio de mensagens produzidas pelo mundo tecnológico. “Na área da saúde a pandemia nos causou emoção negativa, pelo medo, ausência de convívio social. Ainda estamos vivendo nesse contexto do medo por bombardeio de mensagens sobre outras doenças”, reforçou.

Na área econômica, Adriana citou como um dos exemplos causadores de emoção negativa o alto índice de desemprego. Na área política, os cortes de recursos nas universidades também trazem medo e ansiedade. “O ibope dado as informações negativas sempre é maior do que as positivas. Temos suscetibilidade a desenvolver mais emoção negativa do que positiva”, disse.

Sobre o desenvolvimento de emoção positiva, Adriana fez um destaque para a importância do estímulo à beleza da vida no cotidiano de cada um nas coisas mais simples e rotineiras. “Esse estímulo é deixado de ser visto devido ao desenvolvimento de emoções negativas. Um estímulo que passa, inclusive, pelos cinco órgãos dos sentidos, a exemplo do cuidado à alimentação, que significa o cuidado à saúde e ao bem-estar. Até o que se come tem a ver com emoções, pelo paladar, pelo olfato. O cheiro, o tocar, o olhar podem ser estimulados positivamente no cotidiano como estímulo da beleza da vida de cada um”, finalizou.

Passeio

A programação no Campus A.C. Simões tem como local a Reitoria e oferta aos servidores práticas de bem-estar, apresentações artísticas e ações de empreendedorismo. Hoje (25), houve palestra sobre Qualidade de Vida no Trabalho: O Protagonismo do Servidor e a Responsabilização Institucional na Saúde e Bem Estar, com a professora Milka Correia. Amanhã (26) a Semana do Servidor em Maceió se encerra com a realização de uma trilha ecológica no Parque Municipal.