Música, engajamento e esporte marcam aniversário de 49 anos do HU

Comemoração contou com a presença da gestão do Hospital e da Universidade
Por Raoni Santos - jornalista Ascom HU
19/10/2022 16h52
Reitor Josealdo Tonholo também deixou sua mensagem para homenagear o HU

Para comemorar os 49 anos do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU), foi organizado, na última sexta-feira (14), uma recepção musical com o pianista Vitor Moreira e o violinista Daniel Santana, além de um painel onde colaboradores e público puderam deixar mensagens e tirar fotos para engajar nas redes sociais com as hashtags #hupaafaz49 e #souhupaa.

O superintendente do HU, professor Célio Rodrigues, destaca o fator humano como elemento essencial para enfrentar os desafios de um equipamento público de grande tamanho e complexidade. Para demonstrar que o cuidado com a equipe impacta positivamente nos serviços prestados, o gestor aponta uma pesquisa da ouvidoria que indica 98% a 100% de satisfação dos usuários: “Quem faz isso é a equipe do hospital, não somente a direção, embora ela tenha o papel de contribuir para que todos consigam fazer o seu trabalho de forma satisfatória e fiquem felizes com o seu ambiente”, explicou.

A vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas, Eliane Cavalcanti, ressalta que o HU tem feito a diferença no estado durante esses 49 anos, sendo uma excelência como equipamento de assistência à saúde. Para a Ufal, é um equipamento de formação, que consegue congregar pesquisa, ensino e extensão. “São 49 anos que formamos pessoas e grandes profissionais, cuidamos da saúde da nossa gente e formamos com excelência. Parabéns ao HU, e que essa multidisciplinaridade seja sempre a missão do nosso hospital”, declarou.

Para a auxiliar de serviços gerais, Verônica Santos, que está no hospital há quase oito anos, o clima do ambiente laboral faz com que a colaboradora veja o trabalho como uma extensão do lar. “Às vezes eu digo ‘estou no HU? Não, estou em minha casa’, porque aqui é onde trabalho e tiro o pão de cada dia”, e acrescenta que o que mais gosta são as pessoas e o tratamento recebido por elas: “Aqui é uma família para mim”.

Já para a atendente de farmácia Everane de Oliveira, ser atendida no Hospital Universitário foi uma experiência única, porque o seu filho nasceu prematuro extremo (com menos de 28 semanas completas de gestação), passando 56 dias internado. Ela destaca o apoio de todos os setores, desde a limpeza aos médicos, num envolvimento importante para que ela pudesse passar por um momento tão difícil. “O HU marcou minha vida, sem dúvidas, e, hoje, meu filho é um milagre. Agradeço imensamente aos funcionários por cuidarem tão bem dele”, ressaltou.

Estudante do quarto período de Pedagogia da Ufal, Maria Aryssia Silva, participa do projeto ‘Anjos do HUPAA’, que consiste em humanizar o tratamento dos pacientes em diversos setores por meio do entretenimento, contando histórias e ouvindo as experiências do público. Ela está no projeto há quatro meses, começou na quimioterapia e está hoje na pediatria. “Gosto de contar histórias, é muito gratificante ver que, a partir da ‘contação’, estou conseguindo amenizar o sofrimento dos pacientes, entretendo-os e oferecendo a escuta”, afirmou.

Ainda em celebração ao aniversário do HU, no sábado (15) aconteceu, a Copa HUPAA Society 2022, no Estádio Universitário da Ufal. O evento foi promovido por um grupo de colaboradores do HU, com o apoio do Hospital e do projeto “Ou vai ou racha...futebóis na Ufal/Iefe”, do Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Ufal.