HU realiza 1ª Semana do Livro e 4ª Jornada Cultural a partir de quarta-feira

Mesas-redondas, feira de troca de livros e a oficina de fanzine fazem parte da programação
Por Raoni Santos - jornalista Ascom HU
21/10/2022 17h58 - Atualizado em 21/10/2022 às 17h58

Nos próximos dias 26 e 27, a literatura e o contar de histórias vão ser protagonistas no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU). Com a participação de alunos dos cursos de Letras e Biblioteconomia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), vão acontecer mesas-redondas, feira de troca de livros e oficina de fanzine que fazem parte da programação da 1ª Semana do Livro e a 4ª Jornada Cultural do HU, abertos à comunidade do Hospital. Os interessados podem participar dos eventos preenchendo formulário via link ou QR Code. A inscrição é gratuita e pode ser feita aqui.

Além da leitura, outras expressões artísticas farão parte da Semana do Livro e da Jornada Cultural. A música ficará por conta do Grupo Malungos e do Laboratório de Violinos da Ufal. As mesas-redondas discutirão as temáticas Os livros em meio a uma sociedade em tela e O processo criativo da escrita literária.

Dentre os participantes dos eventos estão os membros do projeto de extensão Anjos do HU, que auxilia o processo de humanização no tratamento dos pacientes em diversos setores do hospital por meio do entretenimento, contando histórias e ouvindo as experiências dos beneficiados.

Fazem parte ainda das atrações o artista intermídia Guilherme Ramos, a presidente da Academia Matrizense de Letras, Ana Claudia Laurindo; A escritora e psicopedagoga Fátima Maia, a Cia Literando e a designer Janaina Araujo, graduada pela Ufal e mestre em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que ministrará a oficina de fanzine.

A 1ª Semana do Livro do HU é promovida pelo Grupo de Trabalho Livros! Use sem moderação e a Biblioteca Virtual da Unidade de E-Saúde, da Gerência de Ensino e Pesquisa. A 4ª Jornada Cultural do Hospital é uma parceria entre a Biblioteca virtual e o Comitê Alagoano do Proler, vinculado à Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, da Secretaria de Estado da Cultura.

Livros! Use sem moderação

O Grupo de Trabalho do HU Livros! Use sem moderação é composto por diversos profissionais: técnicos de enfermagem, enfermeiro, psicólogas, fisioterapeuta, terapeutas ocupacionais, bibliotecária e assistentes administrativos. A iniciativa recebe livros por meio de doação e os disponibiliza em diversos pontos do hospital para que os pacientes possam lê-los.

A coordenadora do GT, Maria Isabel Calheiros, explica que o projeto de leitura tem a proposta de contribuir com a humanização do hospital, já que a literatura e outras formas de arte ressignificam o espaço hospitalar, tornando-o mais agradável. “Sabemos como é difícil para quem está em situação de hospitalização, num cenário onde as pessoas perdem sua autonomia, vêm a angústia, estresse e o medo. Tudo isso influência na saúde física e mental. Quando trazemos algo assim, tiramos o usuário desse lugar, mesmo que momentaneamente. A leitura é muito importante porque transforma vidas”, concluiu.