Diretores de unidades e membros dos conselhos fazem capacitação

Iniciativa buscou fornecer informações sobre funcionamento da Universidade para os novos gestores e conselheiros do Conselhos Superiores
Por Ascom Ufal
27/10/2022 15h50 - Atualizado em 27/10/2022 às 15h52
Reitor Josealdo Tonholo participou da primeira etapa da capacitação

A Gerência de Capacitação (GC) da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep) da Ufal realizou o 1º Encontro de Diretores e Conselheiros 2022. O evento, que também conta com o apoio da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst) e do Gabinete da Reitoria, foi realizado no dia 20 e nesta quinta-feira (27) e contou com apresentações sobre o funcionamento das pró-reitorias e unidades acadêmicas. O reitor Josealdo Tonholo participou do primeiro dia do encontro.

“O objetivo é aperfeiçoar os novos diretores e conselheiros, por meio do conhecimento, em relação aos que já estão nos cargos”, explicou o gerente de Capacitação da Progep, Leandro Gonçalves. Ele acrescenta que o encontro também busca fornecer informações para que os novos eleitos possam “trilhar caminhos rápidos e eficientes para resolver questões no âmbito de sua unidade”.

Durante os dois dias, os novos diretores de unidades acadêmicas e conselheiros eleitos em 2022 aprenderam sobre o funcionamento do Conselho Universitário (Consuni) e das demandas pertinentes a cada unidade.

A gerente de Compras, Licitações e Suprimentos do Campus Arapiraca, Amanda Oliveira, foi eleita pela primeira vez como conselheira representando o segmento técnico-administrativo. Ela destacou como o encontro ajudará sua atuação no Conselho Superior. "O evento é importante por apresentar a estrutura do Consuni, como funciona as deliberações e como ocorre a passagem das pautas. É necessário esse envolvimento, conhecer o papel de cada um, saber da importância de estar aqui, pois tudo que envolve a Ufal é decidido aqui”, afirmou.

Ainda sobre a capacitação, Amanda falou que “é importante ter o conhecimento para bem representar o segmento que nos elegeu e a instituição como um todo. É um evento fundamental para que aprendamos, tenhamos acesso à informação e ao conhecimento para que possamos estar aqui de forma efetiva, entender e participar", disse a servidora.