Atenção: novas turmas em capacitação docente para Microsoft Teams e Office 365

Atividades remotas devem migrar para estas plataformas
Por Jacqueline Freire - jornalista
19/01/2022 10h45 - Atualizado em 19/01/2022 às 10h46

A partir de amanhã, 20, e na sexta-feira,21, a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inicia nova turma de capacitação docente em Microsoft Teams e Office 365. A oficina auxiliará docentes dos campi Maceió, Arapiraca e Sertão no desenvolvimento das aulas e outros aspectos relevantes, como o armazenamento de materiais, uso do OneDrive e recursos mais recentes do pacote Office 365, recentemente contratado pela Ufal junto à empresa Microsoft. 

Para participar das aulas, serão três turmas, o docente deve realizar inscrição no link. Basta clicar na turma desejada e em seguida em realizar inscrição. A Turma 1 tem como público-alvo preferencialmente docentes do Campus Maceió (A.C. Simões). Com instrução do professor Jobson Nascimento, as aulas acontece de 20 de janeiro a 7 de fevereiro, com dois momentos ao vivo, nos dias 20 e 21 de janeiro, das 14h30 às 16h30. 

Já a turma 2 é endereçada aos professores do Campus do Sertão. Também será ministrada pelo professor Jobson Nascimento, na mesma data da turma anterior, sendo que as aulas síncronas acontecerão das 18h30 às 20h30. A turma 3, para os docentes do Campus Arapiraca, terá aulas com o professor Ítalo Carlo, de 21 de janeiro a 3 de fevereiro, com aulas ao vivo nos dias 21 e 28 de janeiro, das 9h às 11h. 

Com as mudanças de regras de utilização feitas pela empresa Google, os professores e alunos precisarão migrar para outras plataformas a fim de darem continuidade às suas atividades. 

A professora Regina Silva, coordenadora do Programa de Formação Continuada em Docência do Ensino Superior (Proford/), ressalta que  plataforma Microsoft Teams está sendo institucionalizada, em substituição à interface Google Meet. 

“Da mesma forma, o Google Drive deverá ser substituído pelo One Drive, com a migração dos arquivos por parte dos servidores e redução da capacidade da conta do Google, o que inclui o uso do Drive”, explica.