Professor Arnóbio Cavalcanti se aposenta da Ufal deixando legado como gestor

Com grande expertise na área de Economia, o professor volta a contribuir com seu trabalho na esfera estadual
Por Manuella Soares - jornalista
17/01/2022 15h15 - Atualizado em 18/01/2022 às 12h03
Arnóbio Cavalcanti se aposenta após mais de 30 anos de docência na Ufal (Foto Ascom Algás)

Resolutivo e dedicado são algumas das principais características do professor Arnóbio Cavalcanti, que encerrou, na última segunda-feira (17), o ciclo de 33 anos na Ufal. O reitor Josealdo Tonholo destacou o trabalho feito por Arnóbio nos últimos 15 meses, quando assumiu a Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst), num momento de definições importantes.

“Arnóbio esteve conosco trazendo seu conhecimento de gestão e de finanças, fazendo os ajustes necessários para adequar a Ufal à nova realidade das nossas pandemias - de saúde e orçamentária - e nos brindou com vários avanços, como a regulamentação das bolsas e instrumentos de descentralização orçamentária, que ficarão como legados”, disse Tonholo.

Ao ingressar na Ufal, em 1988, ele iniciou a jornada acadêmica como professor da graduação e, em seguida, da pós-graduação, com pesquisas e projetos que conduziram os estudantes do antigo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), hoje Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac).

Mas Arnóbio ainda projetou o nome da Ufal com as oportunidades que teve em colaborar nas gestões de vários governos estaduais, municipais e até no Ministério do Trabalho. A portaria de aposentadoria da Universidade foi publicada nesta segunda, mas o trabalho do experiente profissional continua em novos desafios no cenário estadual. Seus pares na instituição agradeceram o período dedicado:

“Parabéns pela trajetória brilhante! Toda a Feac se regozija, mas também lamenta a aposentadoria do professor Arnóbio. Fará muita falta, mas as portas estarão sempre abertas, e os companheiros estarão sempre à espera!”, ressaltou o diretor da Feac, Gustavo Madeiro.

“Agradeço por toda atenção dispensada quando precisamos! Sempre com muita tranquilidade, zelo e carinho com quem ou o que tratava nossas demandas!”, destacou o vice-diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), Renato Rodarte.

A vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti, apresentou congratulações: “Parabéns ao professor Arnóbio pela condução da Proginst nos últimos quase dois anos, desejando sucesso em sua nova jornada”.

Ex-aluno e agora colega de docência, o professor Francisco Rosário lembrou das oportunidades que Arnóbio concedeu no período que esteve licenciado da Ufal, contribuindo com atividades no Estado. “Quando era presidente da Algás ele convidou nosso grupo de pesquisa pra fazer uma abordagem da economia alagoana para o plano estratégico da Algás. Onde ele estava, sempre puxava o pessoal da Universidade para contribuir com a sociedade. Esse é o grande mérito do Arnóbio: conseguir fazer essa ponte em qualquer situação”, comentou sobre os vínculos que ele vivia mesmo sem estar na Ufal.

E os servidores que formaram vínculos além da instituição também registraram uma homenagem, como o chefe de Gabinete Ubirajara Oliveira, o Bira, amigo pessoal de Arnóbio: “Meu grande amigo, foi um prazer incomensurável trabalharmos mais uma vez numa gestão e na administração superior da Ufal. Estamos juntos, sempre. Sucesso na sua nova jornada!”

Para o reitor Tonholo, o professor e gestor se despede deixando aberto um caminho de volta: “Uma vez Ufal, sempre Ufal! Tenho certeza de que as portas da nova casa do Arnóbio estarão sempre abertas para nós, como as da Feac e as da Ufal estarão para ele”.

Quem assume a liderança da Proginst é Jarman Aderico, que já integra a equipe da pró-reitoria. “Jarman é servidor de carreira da Ufal, com amplo conhecimento da Universidade e da missão que passa a cumprir. Ao Jarman, nossas boas-vindas e votos de um trabalho profícuo!”, disse Tonholo, e Eliane completou: "desejo um excelente trabalho, como ele já vem fazendo há anos na Proginst!”