Pesquisa quer identificar condições de trabalho docente na pandemia

Professores em atividade nos setores público e privado podem participar até 31 de março
Por Jacqueline Freire - jornalista
31/01/2022 13h31 - Atualizado em 02/02/2022 às 16h36

Um projeto de pesquisa desenvolvido na Faculdade de Economia e Administração (Feac), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), quer identificar as mudanças nas condições de trabalho dos professores alagoanos durante a pandemia de covid-19. Os docentes em atividade (não aposentados) que atuam no Estado, dos setores público e privado e da educação básica ao ensino superior, podem responder ao questionário até o dia 31 de março.

Desenvolvido através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o estudo é feito pela estudante de Economia Karliane Silva Souza, sob orientação da professora Luciana Caetano da Silva. Segundo Karliane, o projeto vem fortalecer a pesquisa científica, com grande potencial de se transformar na publicação de artigo científico.

“O período de isolamento social exigiu de toda rede de ensino a incorporação de novas ferramentas de trabalho e o desenvolvimento de novos métodos de ensino-aprendizagem, a fim de assegurar a continuidade das atividades de educação. A pesquisa quer justamente identificar as mudanças ocorridas nas condições de trabalho dos professores do ensino superior e educação básica, ao longo da pandemia, a partir de sua perspectiva”, explica a estudante.

Avaliando a jornada de trabalho, possíveis problemas enfrentados e outros temas, será possível identificar o que mudou durante o período de 2020-2021. A pesquisadora garante confidencialidade aos participantes. O projeto também está vinculado ao Grupo de pesquisa Dimensões e Dinâmica do Mundo do Trabalho (GDIMT) da Feac.

Mais informações através do endereço eletrônico: karliane.souza@feac.ufal.br.