ICBS abre vagas para credenciar docentes em programa de pós-graduação

Edital tem vários critérios de exigência, seguindo orientações do comitê de Biodiversidade da Capes, para novo ciclo avaliativo
Por Manuella Soares - jornalista
28/01/2022 09h24 - Atualizado em 28/01/2022 às 17h40

O Programa de Pós-graduação em Diversidade Biológica e Conservação nos Trópicos da Ufal (Dibict) está com chamada aberta para credenciar novos docentes. Os interessados devem se inscrever por meio do endereço eletrônico ppgdibict@icbs.ufal.br, até o dia 18 de fevereiro.

Vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), o Programa tem grande participação de professores da Unidade Educacional de Penedo e ótimos indicadores. Com a abertura do novo quadriênio avaliativo pela Capes a partir deste ano, a coordenação pretende credenciar mais docentes com produtividade específica e passar do conceito 4 para o 5.

“A divulgação é importante para abrir espaço para docentes da Ufal que sejam produtivos, pesquisem e orientem em temas ligados à ecologia, biodiversidade e conservação, sejam eles com microorganismos, plantas, animais ou pessoas. Sim, pessoas, pois as pessoas impactam a natureza fortemente e para a conservação - uso sustentável - é preciso entender as culturas e sociedades no seu trato com o ambiente onde a biodiversidade está contida”, explicou o professor Vandick Batista.

São oito vagas disponíveis, mas o edital é bem criterioso, seguindo os referenciais do Comitê de Biodiversidade da Capes. Podem se candidatar doutores em cursos na área ou afins; que tenham produtividade científica fator H ≥ 7 e duas publicações com P (Percentil) até 87,5 ou pelo menos três em P≥75 entre 2017-2020 ou 2018-2021. É preciso ser primeiro/último autor ou de correspondência em pelo menos dois artigos, tendo 50% dessa produtividade nos dois anos finais do período elegido.

O edital também exige experiência na orientação discente concluída e bem-sucedida de Trabalho de Conclusão de Curso; Iniciação Científica ou coorientação stricto sensu desde 2018.

De acordo com o professor, é preciso ter disponibilidade para dar aulas e orientar, assim como para coordenar ou participar de projetos de pesquisa na área. “Doutores jovens podem se credenciar como colaboradores, onde a exigência é pela metade, mas tem menos vagas”, adiantou.

Se, ao final do prazo estipulado, as vagas não forem preenchidas, a coordenação do Dibict vai aguardar os concursados do processo seletivo de novos docentes, aberto no último mês de dezembro.

Para conferir o edital completo, clique aqui.

Saiba mais sobre o Dibicti, seus projetos e áreas de atuação.