Proford promove três novos cursos para capacitação docente

São produção de videoaulas, Libras e trabalho colaborativo; aulas começam nesta terça-feira,14
Por Jacqueline Freire - jornalista
13/09/2021 14h22 - Atualizado em 13/09/2021 às 19h11

Esta semana, o Programa de Formação Docente (Proford), vinculado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Alagoas, dá início a mais três cursos de capacitação para professores. São eles: curso de produção de videoaulas; Libras básico e trabalho colaborativo no ensino remoto.

A produção de videoaulas é destinado a quem precisa de uma ajuda para realizar e exibir uma videoaula na web; com ferramentas (aplicativos), de fácil assimilação; e preferência para softwares gratuitos e de livre acesso. Se você se enquadra nesse ambiente, então, precisa fazer esse curso. Com duração de 20 horas, as aulas acontecem entre 14 de setembro a 2 de outubro em encontros síncronos, das 15h às 17h, sempre às terças-feiras, nas datas de 14, 21 e 28 de setembro. Aulas interativas com instrutoria do professor Tiago Penna.

O de Libras Básico é destinado a docentes que trabalham com estudantes que leem em Libras. Assim, os professores vão poder entender melhor a respeito da pessoa surda e a difusão da Libras, de tal forma que eles possam, em suas atividades laborais, atender às pessoas surdas utilizando elementos básicos da Libras e outras formas de comunicação visual. A instrutoria é do professor Humberto Meira e as aulas acontecem de 15 de setembro a 2 de outubro, das 15h às 17h, pelo Moodle, Telegram e plataforma de webconferência.

Problem Based Learning: Trabalho colaborativo no ensino remoto. Este curso é para instrumentalizar docentes com relação à metodologia ativa de aprendizagem TBL, de maneira que possam se tornar mediadores para a aprendizagem em um ambiente democrático e baseado no diálogo. Será de 23 de setembro a 3 de outubro em encontros síncronos, das 15h às 17h, sempre às quintas-feiras, nas datas de 23 e 30 de setembro. Com instrutoria da professora Débora Cristina Massetto, o curso tem carga horária de 20 horas.

Para realizar inscrição, clique aqui.