Professor da Ufal integra rede internacional de cientistas NCD-RisC

Revista britânica The Lancet publicou artigo de pesquisa realizada pelo grupo
Por Ascom Ufal
10/09/2021 09h57

O professor Haroldo Ferreira, da Faculdade de Nutrição da Universidade Federal de Alagoas (Fanut/Ufal), integra, desde o início deste ano, o NCD Risk Factor Collaboration (NCD-RisC), uma rede internacional de cientistas que fornece dados rigorosos e oportunos sobre os principais fatores de risco para doenças não transmissíveis para todos o mundo. Uma das primeiras publicações desde seu ingresso na equipe do NCD-Risc foi o artigo lançado pela revista britânica The Lancet, uma das mais renomadas revistas da área médica. 

No artigo, são detalhadas os resultados de um estudo que teve como objetivo medir a prevalência de hipertensão e o progresso em sua detecção, tratamento e controle de 1990 a 2019 em 200 países. “Nós verificamos que, no período, o número de pessoas (30-79 anos) com hipertensão dobrou, passando de 331 para 626 milhões de mulheres e de 317 para 652 milhões de homens”, explica o professor Haroldo. 

O artigo “Worldwide trends in hypertension prevalence and progress in treatment and control from 1990 to 2019: a pooled analysis of 1201 population-representative studies with 104 million participants” conclui assim, que o tratamento e controle da hipertensão variam substancialmente entre as nações, com alguns países de renda média agora superando a maioria daqueles de alta renda. “A dupla abordagem de reduzir a prevalência da hipertensão por meio da prevenção primária e melhoraria em seu tratamento e controle é alcançável não apenas em países de alta renda, mas também em locais de baixa e média renda”, avalia. 

Sobre o pesquisador 

Haroldo Ferreira é professor titular pós-doutor em Epidemiologia e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Integra a Faculdade de Nutrição da Ufal desde 1986 onde, dentre os vários cargos ocupados, foi o seu primeiro diretor. Seu principal legado foi a implantação do mestrado em nutrição, o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu na área da saúde no estado de Alagoas. 

Além das atividades no NCD-RisC, o professor Haroldo integra a Comissão de Classificação Capes-Livros e coordena o Laboratório de Nutrição Básica e Aplicada (LNBA) onde orienta diversos alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica e desenvolve inquéritos epidemiológicos de base populacional em diferentes cenários do estado de Alagoas, além de colaborar com inquéritos nacionais, a exemplo do Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019), cujos resultados iniciais se encontram publicados no volume 37 (agosto de 2021) da Cadernos de Saúde Pública. 

“No momento, o grupo aguarda condições adequadas de segurança (no que diz respeito à pandemia de covid) para iniciar o próximo inquérito, denominado Nutrição, Saúde e Segurança Alimentar dos povos indígenas do estado de Alagoas, financiado com recursos do Edital Universal do CNPq e da Chamada Fapeal/Fapesp, em parceria com a Faculdade de Saúde Pública/USP, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Pelotas”, diz o professor. 

Para esse estudo, o grupo disponibilizou cerca de dez vagas para alunos de mestrado e doutorado, os quais desenvolverão suas teses/dissertações atreladas a esse projeto. Os interessados deverão estar atentos ao lançamento dos editais de seleção aos Programas de Pós-Graduação em Nutrição da Fanut (mestrado) e em Ciências da Saúde do Instituo de Ciências Biológicas e da Saúde (mestrado e doutorado), estando o ingresso, obviamente, dependente de aprovação nos respectivos certames.