Portal da Ufal alcança mais de 3,4 milhões de acessos em quatro meses

Ascom segue investindo em conteúdos diversificados para atingir os públicos da Universidade
Por Ascom Ufal
13/08/2021 18h26 - Atualizado em 15/08/2021 às 09h31

De março a junho deste ano, as páginas do Portal da Ufal tiveram mais de 3,4 milhões de acessos, dos quais, cerca de 65 mil foram provenientes das principais redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter), de acordo com o relatório de mídia produzido pela Resolv Consultoria em Comunicação Digital. Nesse mesmo período, o número de seguidores da Ufal no Instagram passou de 83.479 para 86.514 usuários. Esse crescimento impulsionou o alcance das publicações, que passou de 5.729, em março, para 73.434, em junho.

“Isso mostra que não podemos desperdiçar o potencial das redes sociais como forma de divulgação institucional. Por outro lado, o portal continua sendo o carro-chefe no que diz respeito à comunicação da Universidade com seus públicos e também gera conteúdo para as nossas redes. E o melhor é que conseguimos ter credibilidade no repasse das informações, somos uma fonte segura de informação e de notícias, o que aumenta nossa responsabilidade”, apontou a coordenadora da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal, Simoneide Araújo.

Vale ressaltar que todos esses resultados conquistados foram obtidos de forma orgânica, ou seja, sem que a Universidade precisasse pagar por eles. Chegaram por meio das próprias plataformas, como o Insights do Facebook e do Instagram, e do Twitter Analytics. No caso do portal da Ufal, os dados foram gerados pelo Google Analytics.

“Buscamos entender as demandas dos nossos públicos nas redes sociais e, com isso, produzir conteúdos que estejam mais alinhados a essas demandas. Assim, buscamos garantir o engajamento e as interações dos nossos seguidores. E isso tudo explica esses resultados tão expressivos”, explicou a coordenadora.

A Ascom da Ufal é o setor responsável por pensar as formas de comunicação e interação entre a Universidade e seus públicos. E neste contexto de pandemia, em que as relações se distanciaram, o setor vem apostando em diversificar os conteúdos, além de utilizar as redes sociais como estratégia de aproximação com estudantes e servidores.

“A comunicação hoje em dia é essencialmente digital e não podemos abrir mão de ocupar mais esse espaço”, finalizou Simoneide Araújo. Atualmente a Ascom produz matérias diárias que alimentam o portal de notícias e site institucional Ufal.br, além de gerenciar os perfis institucionais na Ufal no Instagram, Facebook, Twitter, Youtube e Flickr.

Trabalho feito a várias mãos

A equipe da Ascom se divide para atender às demandas de divulgação solicitadas pela comunidade acadêmica, seja por meio de produção de matérias e sugestão de pautas para a imprensa, seja por meio do conteúdo exclusivo para as redes sociais e para a Rádio Ufal Web.

No caso específico das redes sociais, a equipe conta com a coordenação da servidora jornalista Márcia Alencar, que organiza os temas, faz o planejamento dos dias e horários das publicações; e dos servidores Carlos Fernando, programador visual, e Daniel Aubert, ilustrador, que comandam a produção gráfica; além do fotógrafo Renner Boldrino. Em 2021, essa equipe teve o reforço do analista de marketing digital Jônatas Medeiros, que atuou na adaptação do conteúdo do portal da Ufal para a distribuição nas redes sociais, no monitoramento dos comentários e no compartilhamento das menções relevantes; além de operar na mensuração dos dados de engajamento para sugestão de novos tipos de publicações e produção dos relatórios de desempenho.

Jônatas, que já fez parte da equipe da Ascom como bolsista, relatou a satisfação em voltar a compor o grupo: “Tenho um carinho pessoal muito grande com toda a equipe e também com esse trabalho. Aprendi e aprendo muito aqui, desde quando fui bolsista. E, voltar a integrar a Ascom Ufal, mesmo que de forma temporária, é uma verdadeira realização profissional”, finalizou.

Setor também investe em formação e capacitação para servidores

Sendo a área da Comunicação Digital uma via bastante promissora dentro do novo contexto de comunicação, a Ascom também tem investido em formação e capacitação de servidores de outros setores da Universidade que tenham interesse em obter resultados com redes sociais.

“Sabemos que para muitos setores as redes sociais têm sido a principal, se não a única, forma de divulgar suas ações. No entanto, a utilização dessas redes e as possibilidades que elas oferecem no âmbito da comunicação organizacional no setor público nem sempre é do domínio desses servidores. Por isso, pensamos em formatar essas ações de capacitação”, explicou a relações públicas Janaína Alves, que ministrou em 2020 o curso Gestão da Comunicação e Redes Sociais Digitais para a Administração Pública; e, em 2021, a Oficina de Neuromarketing na Administração Pública e Uso de Mídias Sociais na Comunicação Institucional.

Além da utilização das redes sociais como veículos de comunicação, os cursos também visam capacitar servidores docentes e técnicos para diversificação dos canais de comunicação com os diversos públicos a saber: o uso de e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas e aplicativos de videoconferências.