Pesquisadores do HU precisam atualizar cadastro na Plataforma Brasil

Comitê de Ética disponibilizou passo a passo para auxiliar no processo
Por Jacqueline Freire - jornalista
26/08/2021 14h36

Quem vai submeter pesquisa dentro do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) precisa ter o projeto aprovado junto ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O setor funciona às segundas e quartas, das 13h às 17h, e nas terças, quintas e sextas-feiras, das 8h às 12h, sem necessidade de agendamento prévio.

Coordenado pela professora Janaina Salmos, o setor tem solicitado aos pesquisadores que realizem a atualização de seu cadastro. Para isso, o CEP disponibilizou um passo a passo, que auxilia os pesquisadores na hora de submeter o projeto na Plataforma Brasil.

Segundo Janaina, no ano passado, o Hospital teve seu CNPJ alterado, impactando o envio dos protocolos de pesquisa, por isso a necessidade de atualização dos cadastros. “Para isso, criei um documento em PDF para o passo a passo para esta atualização”, disse, ao informar que os pesquisadores precisam atualizar o cadastro na Plataforma Brasil, seguindo os passos que estão no documento em anexo, a fim de darem continuidade aos seus projetos.

O Comitê de Ética faz a avaliação das implicações éticas dos protocolos de pesquisas e acompanhamento das mesmas envolvendo seres humanos diretamente, ou seja, por entrevistas, experimentos com coleta de células, amostras de tecidos humanos, entre outros; Ou indiretamente, a partir de observação de pessoas, prontuários, banco de dados não acessível ao público, etc.).

Esses procedimentos atendem às Resoluções nº 466/2012 e nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, preservando os aspectos éticos, defendendo os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade, e contribuindo para o desenvolvimento das pesquisas realizadas na instituição, fomentando a qualidade e a reflexão ética.

Para conhecer o Comitê e ter acesso às normas de submissão e orientações gerais, clique aqui ou ligue (82) 3202-5812.