DAP reforça obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas

Quem não fizer a comprovação terá suspensos os proventos e as pensões
Por Simoneide Araújo - jornalista
09/08/2021 17h47 - Atualizado em 09/08/2021 às 17h48

Se você é aposentado ou pensionista da Ufal, então, fique atento porque precisa fazer a prova de vida. O Departamento de Administração de Pessoal (DAP), vinculado à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), avisa que a comprovação de vida para fins de recadastramento anual voltou a ser obrigatória, conforme normativa publicada pelo Ministério da Economia, a Instrução Normativa nº 63, de 29 de junho de 2021. Quem não fez a prova de vida em 2020 e 2021, enquanto a obrigatoriedade esteve suspensa, deve ficar atento aos prazos.

De acordo com a coordenadora de Cadastro do DAP, Ariana Nascimento, o beneficiário deve fazer nova prova de vida no mês de aniversário. Quem deixar de fazer esses procedimentos terá suspensos os proventos e as pensões após 90 dias do mês de aniversário. 

Portanto, fiquem atentos ao calendário: 

Os nascidos nos meses de agosto e setembro terão de realizar a prova no mês de aniversário para 2020 e 2021; e os nascidos entre outubro e dezembro farão prova de vida no mês de aniversário para regularizar 2021.

 A comprovação de vida deve ser realizada pela identificação pessoal em um desses canais disponíveis abaixo:

– Caixa eletrônico que possua leitor biométrico (leitor de digital);

– Aplicativo de celular Sougov.br [requer cadastro da senha gov.br];

– Beneficiários que tenham tutor ou curador devem agendar no DAP (ccad@dap.ufal.br) e, após a confirmação de agendamento saberão qual a documentação necessária;

– Beneficiários que possuam impossibilidade de locomoção terão de agendar a entrega de documentos no DAP pelo e-mail ccad@dap.ufal.br e na confirmação de agendamento também receberão a relação da documentação necessária.

O diretor do DAP, Bruno Morais, faz um alerta sobre os cuidados que aposentados e pensionistas devem ter em relação a possíveis golpes. Ele alerta que o serviço Sougov.br não entra em contato por telefone, e-mail ou Whatsapp para atualização de dados cadastrais.