Professor da Faculdade de Direito toma posse como membro do IHGAL

Fábio Lins se dedica ao estudo de fatos e histórias de Alagoas
Por Izadora Gacía – relações públicas
02/07/2021 16h03

O professor Fábio Lins de Lessa Carvalho, da Faculdade de Direito (FDA), tomou posse como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). Ele ocupará a cadeira de número 31, que já foi do também jurista e escritor Antônio Sapucaia, falecido em 2019.

A posse ocorreu na última quarta-feira (30), presencialmente, no próprio Instituto Histórico, em cerimônia restrita, de acordo com os protocolos sanitários vigentes. Na ocasião, o historiador Roberval Santos da Silva, graduado na Ufal (2005) e atualmente professor do Instituto Federal de Alagoas, também foi empossado.

Ao todo, o IHGAL possui 60 cadeiras reservadas para personalidades alagoanas ligadas às artes, à literatura, à música, à história, à geografia, à saúde e à área do Direito.

Pelas redes sociais, o mais novo membro do Instituto comentou a conquista: “Espero poder, cada vez mais, contribuir com a cultura da minha terra. Desde criança, e durante toda a minha trajetória de vida, sempre admirei, pesquisei sobre Alagoas, sua gente, sua história e suas paisagens. Tento divulgá-las sempre por onde passo".

A diretora da Faculdade de Direito, Elaine Pimentel, comemorou o fato e elogiou a trajetória do docente na Universidade. “O ingresso do professor Fábio Lins no Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas representa o reconhecimento do relevante trabalho de pesquisa e escrita que ele vem desenvolvendo nos últimos anos sobre personagens e fatos da história de Alagoas. Para a FDA é uma imensa honra ter o professor Fábio como membro do IHGAL. Tenho certeza que ele continuará na trilha da pesquisa histórica, unindo-a a seus sólidos conhecimentos jurídicos, especialmente do Direito Administrativo”, afirmou.

Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas

O Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas é uma organização da sociedade civil voltada à pesquisa das ciências sociais e humanas e ao acervo iconográfico e documental do Estado.

O IHGAL foi fundado em 1869 e é um dos mais antigos do seu gênero no país, precedido apenas pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano.

Seu prédio, um casarão tombado localizado no centro de Maceió, mantém o Museu do IGHAL, onde parte do acervo se encontra exposto permanentemente. Atualmente, devido à pandemia de covid-19, o espaço está fechado para visitação.