Minicurso atualiza servidores de Viçosa sobre manuseio de agentes químicos

Atividade será realizada na próxima terça para profissionais do Hospital Veterinário
Por Thâmara Gonzaga - jornalista
21/07/2021 14h26 - Atualizado em 22/07/2021 às 10h31

Garantir a integridade física dos profissionais, por meio da prevenção de doenças e de acidentes decorrentes da exposição a substâncias químicas. Esse é o objetivo do minicurso Treinamento em manuseio e armazenamento de produtos químicos que será realizado para os servidores, docentes e técnicos, da Unidade de Ensino de Viçosa da Ufal na próxima terça-feira (27).

As atividades serão realizadas das 8h às 17h, de forma on-line, e terão como foco os que atuam no Hospital Veterinário da Unidade. A técnica em segurança e coordenadora do projeto, Sandra Regina, detalha que o curso vai abordar rotinas de trabalho com um mínimo de risco, esclarecendo os princípios básicos de segurança no manuseio e armazenamento de produtos, bem como o correto uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs), além de medidas que evitem os riscos de doenças e acidentes de trabalho no desenvolvimento das atividades no Hospital Veterinário Universitário de Viçosa.

Ao explicar a importância de capacitações contínuas nessa área, a coordenadora destaca que prevenir essa exposição é fundamental para a manutenção da saúde e da segurança dos servidores. “Os danos à saúde que podem ser causados pela exposição, de curta ou longa duração, a produtos químicos podem ir de uma irritação da pele ou do sistema respiratório, podendo chegar até mesmo a alguns tipos de câncer”, afirmou.

Promovida pela Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) e Gerência de Capacitação (GC) e Siass da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), em parceria com o professor José Edmundo Accioly de Souza, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB), a previsão é ampliar a oferta dessa atividade para mais servidores. “A CQVT pretende, futuramente, estender esse curso a todos os servidores que durante o desempenho de suas funções possam estar, de alguma forma, expostos a agentes químicos”, disse Sandra Regina.