Mais um alerta sobre novo golpe com página falsa do portal SouGov.br

É a segunda fraude envolvendo endereços falsos neste mês
Por Izadora Gacía – relações públicas
29/07/2021 15h37

O Departamento de Administração de Pessoal (DAP) alertou sobre uma nova tentativa de golpe para capturar usuários e senhas de servidores públicos federais. As possíveis vítimas recebem um SMS com o título "Comunicado Importante", contendo um link para um endereço falso [servidor.sougov.online], no qual essas informações são solicitadas. Esta é a segunda tentativa de fraude utilizando o nome do novo portal apenas este mês.

De acordo com Bruno Morais, diretor-geral do DAP, é importante que os servidores estejam sempre atentos a mensagens e ligações que solicitam informações pessoais como logins, CPF e senhas. Na dúvida, é melhor não fornecer os dados sem ter a certeza de que se trata de comunicação oficial.

“É a segunda onda de sites falsos do SouGov.br só neste mês. Já divulgamos em uma matéria no início de julho, mas é importante alertar os servidores sobre essa nova investida dos golpistas. Reforçamos que os servidores não devem repassar dados pessoais e devem ficar atentos a ofertas de empréstimos a juros muito baixos. Sempre consultem o seu banco de relacionamento para tirar a dúvida”, esclareceu.

O roubo de dados pode levar a consequências sérias como a tomada de empréstimos em nome do servidor ou a utilização das informações pessoais para realizar outros tipos de fraude. O Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, informou, em nota, que já está trabalhando para a suspensão do domínio falso. Caso o servidor tenha fornecido alguma informação pessoal a partir desta mensagem ou de outras da mesma natureza, deve efetuar a troca da senha do SouGov.br e do Sigepe/Sigac imediatamente.

Tentativas de phising pedem cautela

O phishing é uma espécie de crime virtual que utiliza técnicas para obtenção de dados confidenciais. Os usuários são atraídos por mensagens falsas de bancos, lojas de departamento ou sites onde possuem conta e são induzidos a inserirem informações pessoais como senhas, CPF e números de cartão de crédito. As informações roubadas são utilizadas para diversos fins, como roubo de identidade e de dinheiro.