NTI avisa que utilização de  Memorandos foi excluída do Sipac

Medida atende ao Manual de Redação da Presidência da República
Por Ascom Ufal
04/06/2021 14h10

Seguindo o Manual de Redação da Presidência da República, a Ufal também excluiu do sistema Sipac o recurso Memorando, que era utilizado para comunicações internas. A partir de agora os usuários deverão criar Ofícios a partir do Portal Administrativo. 

Com a exclusão do sistema, muitos servidores solicitaram do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) as orientações de como proceder. Por isso, o coordenador de Sistemas, Bruno Cesar Teixeira Cardoso, presta os seguintes esclarecimentos:

O NTI informa que, devido à 3ª Edição do Manual de Redação da Presidência da República (2018), ficou abolida a utilização de Memorando para correspondências internas. A partir dessa determinação, o Ofício se tornou, em caráter exclusivo, a forma de correspondência interna e externa a ser utilizada para solicitar, reivindicar, notificar e comunicar formalmente sobre assuntos do interesse da administração.

Dessa forma, para atender a referida orientação, as funcionalidades de envio e recebimento de Memorandos e Memorandos Circulares foi desativada do Sipac. Para tal procedimento, os usuários deverão criar Ofícios a partir da funcionalidade Portal Administrativo > Protocolo > Documentos > Cadastrar Documento, onde deverá ser selecionada a opção Ofício ou Ofício Circular.

O coordenador ressalta que os memorandos que foram criados até o presente momento podem ser consultados normalmente por meio da funcionalidade Protocolo > Menu > Consultas/Relatórios > Memorandos > Meus Memorandos ou Memorandos Recebidos.