Gestão da Ufal consegue aprovar retorno das rubricas judiciais

Estão incluídos URP 2º grupo e quintos de função
Por Simondeide Araújo - jornalista
14/06/2021 11h19 - Atualizado em 14/06/2021 às 11h21

A Universidade Federal de Alagoas conseguiu mais uma vitória em prol dos servidores técnicos e docentes em relação às rubricas judiciais retiradas no  mês de maio. É que o Ministério da Economia aceitou as razões e justificativas da Ufal e decidiu autorizar o retorno do pagamento da rubrica judicial referente à URP 2° grupo (ação 1573).

“Houve um esforço conjunto da equipe do DAP (Departamento de Administração de Pessoal) e da Progep (Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho), do magnífico reitor Josealdo Tonholo e do assessor especial em Brasília, Ineh Alarcão para conseguirmos essa vitória. Cabe salientar que os servidores beneficiados pela ação passarão a receber os valores unificados em uma única rubrica, diferentemente das duas rubricas distintas (URP original e descongelamento), como era até o mês de abril deste ano”, informou o diretor-geral do DAP, Bruno Morais.

Tonholo entrou em contato com a equipe técnica do Ministério da Economia, fez os esclarecimentos necessários e conseguiu garantir o retorno dos pagamentos judiciais para este mês. “O reitor participou de reuniões e fez contatos com a coordenadora-geral de Modernização dos Processos da Folha do Ministério da Economia, Iris Paula de Santana Ramos Morais, que fez os encaminhamentos das demandas da Ufal para os setores competentes. Professor Tonholo também teve a oportunidade de esclarecer diversos aspectos à coordenadora-geral de Procedimentos Judiciais do ME, Marlene Zacarias Amâncio, que acolheu os motivos apresentados pela gestão da Universidade”, destacou Morais.

O diretor esclarece, ainda, que a equipe de assessoramento técnico do DAP e a Progep atuaram de maneira intensa, logo após a mudança do sistema de ações judiciais, para esclarecer e acompanhar a análise do processo, fornecendo todos os documentos e elementos necessários para garantir o retorno dos pagamentos. “Esta mesma equipe também providenciou o lançamento retroativo dos mais de 1.100 servidores afetados em maio, com lançamento e planilha de cálculo individualizado para cada beneficiado, valores estes que devem ser pagos também na folha de junho”, completou.

Morais destaca que, mesmo com a confirmação do retorno do pagamento das referidas vantagens, a equipe de assessoramento técnico do DAP, responsável pelo acompanhamento de ações judiciais, está de sobreaviso para qualquer outra demanda que surgir. “Estamos prontos para atuar, inclusive para ir a Brasília, em qualquer nova demanda que o Ministério da Economia apresente acerca das ações judiciais incluídas na folha de pagamento na Ufal”, declarou.