Webinário sobre Gestão de Riscos é destinado a gestores da Ufal

Iniciativa da Proginst e da Progep traz evento nesta quinta-feira, 27, às 14h30
Por Ascom Ufal
25/05/2021 13h55 - Atualizado em 25/05/2021 às 15h10

A gestão central da Universidade Federal de Alagoas, por meio das pró-reitorias de Gestão Institucional (Proginst) e de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep), promove o webinário Gestão de Risco: o que faço com isso?. A iniciativa acontece nesta quinta-feira (27), das 14h30 às 16h30, e tem como público-alvo os gestores da Ufal: reitor, vice-reitora, pró-reitores, diretores dos campi fora de sede, diretores administrativos e acadêmicos, coordenadores e servidores que estejam atuando como gestores até o nível da FG-1.

Segundo a administradora da Proginst, Renata Gomes Mendes, a gestão de risco tem sido considerada como uma boa prática de gestão pelos órgãos de controle. “Ela permite que gestores tomem decisões, a partir do conhecimento dos riscos e das oportunidades do ambiente que atuam. Ao mapear os riscos organizacionais, os gestores podem adotar medidas de controle para minimizar os efeitos dos mesmos, assim, fazendo melhor uso dos recursos organizacionais e aumentando a eficácia das suas ações”, explicou.

Para participar, é preciso que o gestor preencha o formulário de inscrição, e mencione o cargo de direção ou função gratificada que exerce. “A nossa expectativa é que os gestores participem e esclareçam suas principais dúvidas quanto à adoção da gestão de riscos, a forma de monitorá-los e como não cair em armadilhas. A Ufal já tem o plano de integridade aprovado pelo comitê de governança que aponta diretrizes quanto riscos identificados na instituição. Este documento poderá servir de guia aos gestores no planejamento, tomada de decisões e ações diárias”, explicou Renata.