Ufal e FDA lamentam o falecimento do professor John Silas

A comunidade acadêmica da FDA o considerava um amigo querido, sorridente, amável, colega solícito e acolhedor
Por Ascom Ufal
13/05/2021 19h30 - Atualizado em 17/05/2021 às 11h47
Professor e magistrado Jhon Silas (Foto Gazetaweb)

O reitor Josealdo Tonholo e a professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), em nome da Universidade Federal de Alagoas e dos servidores e alunos  da FDA, assinam Nota de Pesar pela morte do professor John Silas, ocorrida nesta quinta-feira (13). Veja abaixo:

NOTA DE PESAR

É com imensa tristeza e tomados pelo profundo sentimento de perda que, todos nós que fazemos a Faculdade de Direito de Alagoas (FDA) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), cumprimos o doloroso dever de comunicar o falecimento do estimado professor John Silas, ocorrido hoje, 13 de maio de 2021, após ter combatido bravamente a covid-19. John Silas durante décadas foi docente dedicado, querido e respeitado na academia e no  Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ).

John Silas também era juiz de Direito, tendo exercido a magistratura com brilho, coragem, firmeza, demonstrando sempre sua cordialidade e sensibilidade. Além da perda do professor e magistrado, acima de tudo, lamentamos a morte do amigo querido, sorridente, amável, colega solícito e acolhedor.

À família transmitimos nosso sentimento de pesar, na certeza de que John Silas já está nos braços do Pai, descansando em sua morada celestial. Diante das restrições, resta-nos dar um abraço amoroso em sua esposa Maria Aguida da Silva e em suas queridas filhas Marísila Carolina Aguiar da Silva, Mariane Sophia Aguiar da Silva e Misya Susane Aguiar da Silva, pedindo a Deus que console sua amada família.

Josealdo Tonholo                      Elaine Pimentel                       Corpo docente da FDA, Servidores e alunos
              Reitor da Ufal                           Diretora da FDA

Texto do professor Otávio Cabral em homenagem ao professor Jhon Silas

Desde março

Desde março do ano findo, nós, da Ufal, cá estamos recolhidos, por conta desse vírus que assombra a humanidade. Desde março que nos chega, vez em quando, a notícia de um dos nossos que partiu. Digo mais, que partiu sem ter cumprido o rito da despedida, o afago da amizade, o consolo do abraço, ou o aperto que entre mãos arremata a despedida.

Desde março do ano findo, nos postamos em alerta, nos cobrimos de alvoroço, nos privamos dos afetos, que se estendem nas presenças, quando então nos reunimos.

Desde março do ano findo que esse mundo se apequena, que esse mundo se entristece, se enluta, se debate e procura uma saída pra escapar do mal insano.

Desde março do ano findo, que aqui nos encontramos, presos incomunicáveis, sem que uma falha nos constranja, nem delito nos condene ou até mesmo nos vincule. Aqui todos nós estamos, como se prisioneiros, ou animal acuado que se recolhe na toca, mergulhados no mais fundo do mais fundo de nós mesmos.

Desde março do ano findo, resolvemos isolarmo-nos, esquecer que há lá fora, fazer da casa a prisão, com medo da pandemia. Mas nem todos desse mundo se comportam dessa forma e o vírus sem pudor, com ganância e apetite cada vez mais prolifera.

Desde março do ano findo, que outras vidas se evaporam, se diluem e aumentam dia a dia. Quantas vidas já se foram que seriam evitadas, quantas vidas já ceifadas só por falta de vacina. E, por isso, a cada dia, nosso mundo se empobrece, tantas vidas, tanto choro, tanto luto sem resposta, tanta espera por vacina.

Todos, todos, que se foram, poderiam ter ficado, ou melhor, continuado a nos darem o conforto do prazer, do reencontro. Foram muitos, foram tantos, muitas baixas entre os nossos. Entre tantos, tantas faltas, a saudade faz encosto e é quase uma ferida que se espalha sem resposta.

Foram vários, entre os nossos, que ao saírem nos deixaram um vazio interminável. O ausente mais recente, que se foi sem despedida, sem o rito do abraço e até dos cumprimentos, foi John Silas, nosso amigo, o juiz e professor, de sorriso cordial, e fraterna gentileza. De lembrança ele nos deixa, o recado da cobrança, pra que a gente não se esqueça, dia e noite, noite e dia, de cobrar e reclamar, de gritar e exigir, que se aplique mais vacinas, mais vacinas, mais vacinas.

VACINA JÁ!