Campus do Sertão realiza campanha de testagem para covid-19

Foram realizados em um único dia quase 50 testes
Por Ascom Ufal
03/05/2021 16h08 - Atualizado em 03/05/2021 às 16h38
Vice-reitora Eliane Cavalcanti no processo dos exames da covid-19

Vice-reitora Eliane Cavalcanti no processo dos exames da covid-19

O Campus do Sertão em parceria com o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas realizou, no último dia 21 de abril, a coleta de amostras de material swab de nasofaringe e orofaringetestagem para detecção da covid-19. Ao todo, foram coletadas 48 amostras de DNA dos servidores e colaboradores terceirizados da sede do Campus em Delmiro Gouveia.

A realização da coleta de amostras foi feita pela vice-reitora Eliane Cavalcanti e pela professora Karol Fireman, do Campus Arapiraca.

O material coletado foi transportado, seguindo o protocolo de biossegurança, para o Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (LBMEG) no Campus Arapiraca, no Agreste alagoano, que mantém convênio com o Sistema Único de Saúde (Sus) para realização dessas testagens.

Durante a análise, através de detecção qualitativa de Coronavírus (Sars-CoV-2) pelo Método  RT-PCR, foram detectados três casos positivos que estavam assintomáticos. Diante dos resultados, os servidores foram comunicados sobre os diagnósticos e aconselhados e ficarem em quarentena e em observação, para posteriormente realizarem um segundo teste.

As autoridades de saúde foram comunicadas através do LBMEG e da direção do Campus do Sertão para os devidos acompanhamentos.