Ex-aluno notável: a história de Marcos Mello na Faculdade de Direito

No quadro Minha História na Ufal dessa semana, conheça um pouco da vida acadêmica do professor Marcos Bernardes de Mello
Por Izadora Garcia - relações públicas
05/04/2021 17h03 - Atualizado em 05/04/2021 às 17h04

A vida do professor voluntário Marcos Bernardes de Mello se confunde com a história da Universidade Federal de Alagoas. O docente acompanhou a fundação e o crescimento da Instituição e segue, mesmo depois de sua aposentadoria, como voluntário nas salas de aula da Faculdade de Direito de Alagoas (FDA), sendo elencado como um dos ex-alunos notáveis da Ufal. No quadro Minha História na Ufal dessa semana, conheça um pouco da vida acadêmica do professor.

Aos 18 anos, em 1953, o jovem ingressou no curso de Ciências Jurídicas e Sociais da FDA, mantendo, então, a tradição do Direito em sua família. Seu pai e grande incentivador, José Xisto Gomes de Mello, foi desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas. À época, a Ufal ainda não existia: seria criada oito anos depois, em 1961, com a junção das faculdades de Direito, Medicina, Filosofia, Engenharia e Odontologia. Em 1988, concluiu o mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em 2002 tornou-se doutor pela Pontífice Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Dedicou mais de 60 dos seus 85 anos ao serviço público, passando por diversos cargos como Procurador-Geral do Estado de Alagoas, mas encontrou sua verdadeira vocação na docência. O professor se debruçou sobre a doutrina jurídica de Pontes de Miranda, a qual tornou mais acessível para os estudantes que ensinou com suas aulas e livros. A admiração pelo jurista alagoano surgiu ainda no segundo ano de seu curso de direito, quando seu pai o presenteou com o Tratado do Direito Privado.

Quando pensa em momentos marcantes de sua história na Universidade Federal de Alagoas, o professor relembra dois fatos: “o primeiro deles é ter sido consagrado como Professor Emérito da Instituição, em 2006. O título é concedido a docentes que atingem alto grau de projeção no exercício de suas atividades acadêmicas. O outro diz respeito à visita de Pontes de Miranda à Faculdade de Direito, na qual estive presente”, diz ele.

Marcos Bernardes de Mello se aposentou compulsoriamente ao completar 70 anos de idade. Entretanto, nem assim ficou afastado das salas de aula: é, até hoje, professor voluntário do curso de Direito e do Programa de Pós-graduação de Direito da FDA.

Sobre o futuro, o professor pretende seguir auxiliando na formação de jovens juristas. Sua contribuição tem sido gigantesca e, assim como ele, não pode parar.