Questionário on-line pede avaliação dos técnicos da Ufal sobre o PLE

Servidores podem responder sobre o estado emocional e as condições de trabalho; questionários para professores e estudantes ainda estão disponíveis
Por Manuella Soares - jornalista
02/03/2021 14h15 - Atualizado em 08/03/2021 às 20h53

A pandemia do novo coronavírus provocou mudanças de hábitos e impulsionou a adaptação das pessoas em várias esferas. Na Universidade Federal de Alagoas os três segmentos -docente, técnico e estudantil- precisaram ajustar suas rotinas de trabalho e atividades para a modalidade remota. Depois de ouvir professores e alunos, a Pró-reitoria de Graduação quer a opinião dos técnicos sobre o Período Letivo Excepcional (PLE).

O questionário de avaliação está disponível aqui. A participação é voluntária e as informações apresentadas serão mantidas em sigilo. “Sua opinião sobre esse processo é muito importante para avaliarmos os reais impactos dessa experiência em nossa instituição. Do mesmo modo, os dados coletados contribuirão para a Ufal subsidiar as ações administrativas durante o semestre letivo 2020.1”, ressalta a Comissão Própria de Avaliação (CPA) no formulário on-line.

Logo após indicar a unidade e o campus onde o técnico está lotado, bastam poucos minutos para responder a todas as perguntas e enviar o documento. Sobre o servidor e a família em relação à pandemia, o questionário quer saber se ele ou algum familiar adoeceu de covid-19, se atuou direta ou indiretamente na execução do PLE, as atribuições que desenvolveu e como classifica o seu estado emocional numa escala de 1 a 5.

Outra abordagem é referente às condições de trabalho para realizar as atividades laborais na instituição durante o PLE e se precisou compartilhar equipamentos tecnológicos. Os participantes da pesquisa também devem responder sobre a qualidade de acesso à internet e as dificuldades que limitaram o seu trabalho no ambiente doméstico, a exemplo de equipamentos inadequados, ausência de espaço ou mobiliário para as atividades, barulho ou interferências externas, além das dificuldades para conciliar com atividades domésticas.

O questionário pergunta, ainda, sobre os tipos de plataformas virtuais utilizadas e a facilidade de uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no trabalho. Algumas atividades formativas foram oferecidas nesse período e a equipe quer saber se o servidor teve a possibilidade de participar e se precisou de algum recurso especial de acessibilidade ou de tecnologia assistiva.

Assim como os formulários direcionados aos estudantes e aos professores, o questionário específico para os técnicos da Ufal vai ficar disponível até dia 9 de março, por isso, é importante que a participação dos servidores técnicos ocorra o quanto antes.

O questionário foi elaborado por representantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA); professora Jusciney Santana (Cedu), Juliano Brito (Fepeal), Marcia Valéria (Prograd), Cledja Almeida e Marcius Oliveira (Campus Arapiraca) e pelos professores colaboradores: Márcio Cavalcante (Ceca), Amauri Barros e Eliane Barbosa (Prograd). Para esclarecer eventuais dúvidas, basta entrar em contato pelos endereços eletrônicos ccg@prograd.ufal.br e cpa@reitoria.ufal.br.