Edital seleciona propostas de cursos de formação continuada em docência

Demandas devem atender às necessidades de uso e domínio das tecnologias para as atividades on-line
Por Manuella Soares - jornalista
10/03/2021 15h08

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Pedagógico (CDP), abriu edital para selecionar propostas de cursos de capacitação. A ideia é atender às necessidades formativas dos docentes da Ufal com oferta de Atividades Acadêmicas Não Presenciais (AANP).

As inscrições no edital encerram na próxima segunda-feira (15) e docentes e técnicos podem concorrer como formadores/instrutores ou como coordenadores. Para se inscrever basta preencher um formulário eletrônico clicando aqui e enviar a documentação exigida para o e-mail proford@prograd.ufal.br.

As propostas selecionadas integrarão o cronograma do 1º ciclo do Programa de formação continuada em docência do ensino superior (Proford), com apoio da Gerência de Capacitação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho (Progep). Os cursos podem ser ofertados no período de vigência do ciclo, iniciando já no final de março, até outubro deste ano.

De acordo com a coordenação do Proford, o edital contempla demandas das unidades acadêmicas, especialmente relacionadas ao uso e ao domínio das tecnologias nas aulas on-line. “Teremos a reoferta de cursos bastante procurados no ano passado, principalmente durante os cursos preparatórios para o PLE [Período Letivo Excepcional], além de outras demandas no âmbito da formação pedagógica necessária ao aperfeiçoamento da atividade docente”, adiantou a coordenadora Regina Lima.

Entre os exemplos de cursos previstos no edital estão: Moodle Básico e Avançado; Google Classroom e Meet; Webconferência RNP; além de cursos sobre Avaliação Digital, Metodologias Ativas e TIC, e Sala de Aula Inovadora.

A seleção é realizada pela CDP e de uma comissão do Proford responsável pela avaliação das propostas de capacitação, dos currículos e de recursos. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 19 de março.