Servidor com mais tempo de serviço ativo comemora os 60 anos da Ufal

Manoel Messias iniciou suas atividades na instituição ainda na gestão do primeiro reitor Aristóteles Calazans Simões
Por Diana Monteiro - jornalista
01/02/2021 15h30 - Atualizado em 01/02/2021 às 15h35

Ao completar 51 anos como servidor técnico da Universidade Federal de Alagoas, Manoel Messias Rodrigues Barbosa fala de sua história que se confunde com a evolução e as conquistas da instituição. “Sinto muito orgulho e honrado em poder comemorar os 60 anos da Universidade Federal de Alagoas, onde ingressei em 1970 e estou tendo o privilégio de continuar acompanhando a sua evolução e o seu crescimento”, disse Messias, ainda na ativa.

Manoel ingressou na Ufal, como técnico administrativo, ainda muito jovem, ia completar 18 anos de idade, e enfatiza que foi de grande relevância a criação da Ufal, em 25 de janeiro de 1961 para o desenvolvimento do ensino superior de Alagoas. O dinâmico e dedicado trabalho desempenhado, em sua área de atuação, a Contabilidade, proporcionou ao servidor acompanhar muito de perto vários desafios durante a sua trajetória. E aproveita para relembrar:

“Trabalhei dias e noites no Departamento de Contabilidade e Finanças, o DCF, e em muitos finais de semana o saudoso reitor Aristóteles Calazans Simões ia me buscar em minha casa para que eu fosse trabalhar com ele, em seu Gabinete, para consolidar o orçamento da Ufal”.  A.C. Simões foi o primeiro reitor da Ufal e dirigiu a Ufal de 1961 a 1971.

Ainda em sua área de atuação em vários setores da Ufal, Messias faz o destaque para o tempo em que trabalhou no Laboratório de Ciências do Mar (Labmar), então dirigido pelo professor José Bento Pereira Barros. Manoel ficou como responsável para organizar recursos da ordem de R$ 1,5 mi, oriundos de um convênio firmado entre a Marinha do Brasil e o referenciado Labmar. O convênio teve como finalidade o desenvolvimento dos laboratórios de pesquisas voltadas à área lagunar de Alagoas.

Com participação ativa na vida universitária, como servidor técnico ou na ocupação de cargos representando o seu segmento e como ele mesmo diz, com o privilégio de ter acompanhado a gestão dos reitores que estiveram à frente da Ufal, Manoel Messias destaca: “Todos os reitores se dedicaram para que a instituição alcançasse o patamar no qual se encontra, cada vez mais conectado com o desenvolvimento econômico, cultural e social de Alagoas”.

Com a vivência de mais de cinco décadas de trabalho que faz dele o primeiro servidor da Ufal com tantos anos de serviço, em plena atividade, ele tece elogios ao atual reitor da Ufal: “Mesmo com tantos desafios causados pela pandemia o reitor Josealdo Tonholo não fechou a Ufal e continua trabalhando para o crescimento da instituição”, comemorou o experiente servidor mostrando disposição para seguir sua rotina universitária e continuar como um aliado para que a Ufal cada vez mais seja patrimônio do povo alagoano.