Professores e estudantes avaliam experiência com período remoto

Questionário aborda questões sobre acesso, ferramentas utilizadas e aproveitamento das disciplinas. O questionário para os estudantes continua disponível. Veja no fim do texto e contribua com sua avaliação
Por Manuella Soares - jornalista
12/02/2021 15h44 - Atualizado em 13/02/2021 às 10h29

Chegou a vez dos docentes da Ufal registrarem suas impressões sobre a experiência vivenciada no Período Letivo Excepcional (PLE). A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) disponibilizou um questionário para todos os professores que ministraram disciplinas no PLE, incluindo aqueles que cancelaram a oferta de suas disciplinas.

De acordo com o professor Márcio Cavalcante, que liderou a comissão da Prograd no processo de construção da pesquisa, os docentes vão responder questões sobre acesso à internet, tecnologias assistivas, ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas de videoconferência, e metodologias de ensino e avaliação adotadas, além de explicar como isso refletiu no sucesso das atividades.

A equipe também quer um feedback sobre o estado emocional dos docentes durante o PLE e as suas impressões sobre o aproveitamento dos alunos nas atividades síncronas e assíncronas. Os voluntários da pesquisa devem responder, ainda, se participaram de ações formativas ofertadas pela Ufal ou outras instituições e os motivos para prováveis cancelamentos de disciplinas, se for o caso.

“O questionário permite a estratificação das respostas por campus ou unidade acadêmica ou de ensino e, com isso, possibilita a avaliação de como a qualidade do acesso à internet nestas diferentes localidades interferiu no sucesso do PLE”, destacou Márcio, ressaltando a importância de uma participação massiva no levantamento para que os gestores possam “avaliar de forma mais precisa e completa o sucesso do Período Letivo Excepcional, assim como identificar eventuais problemas, com o intuito de resolvê-los para o semestre regular 2020.1”.

A participação dos professores na pesquisa é voluntária e as informações apresentadas serão mantidas em sigilo. Além de Márcio Cavalcante e do pró-reitor de Graduação, Amauri Barros, fazem parte da comissão os docentes André Galvão, Moreno Bonuti, Eliane Barbosa e William Cristiano.

Atenção Estudantes

O questionário para avaliação do PLE pelos estudantes está disponível há dois meses  e precisa ser respondido por um maior número de estudantes. Acesse e contribua com sua avaliação e opinião.