Trabalho em parceria com a Ufal listou 325 espécies de peixes na APA dos Corais

Artigo com professores de Penedo aponta que 12% das espécies estão em algum nível de ameaça de extinção

Por Manuella Soares - jornalista
- Atualizado em
 | nothing

Os professores Cláudio Sampaio e Flávio Ferreira-Junior, do Laboratório de Ictiologia e Conservação, da Ufal em Penedo, assinam um artigo que foi capa do periódico Neotropical Ichthyology, da Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI), ciclo outubro-dezembro.

O trabalho intitulado, com tradução livre, Biodiversidade e conservação dos recifes de corais na maior Área de Proteção Marinha do Brasil analisou a riqueza, distribuição e a conservação de peixes recifais na Costa dos Corais, que é a maior APA costeira de uso múltiplo do país.

De acordo com os pesquisadores, os recifes de coral abrigam uma das maiores biodiversidades de peixes do planeta, mas as informações sobre eles ainda estão ausentes em muitas regiões.

Como resultado, um total de 325 espécies de peixes foi listado para APA Costa dos Corais, incluindo Chondrichthyes (28) e Actinopterygii (297). As espécies de peixes foram representadas por 81 famílias e as mais representativas são as de Carangidae (23 espécies), Labridae (21) e Gobiidae (15).

“A riqueza de peixes da APA representou 44% de todas as espécies de peixes registradas no Oceano Atlântico Sudoeste, destacando a importância em grande escala desta APA”, ressaltou o trabalho. Os pesquisadores também registraram 40 espécies como Quase Ameaçada (NT), Vulnerável (VU), Em Perigo (EN) ou Criticamente Em Perigo (CR), o que representa 12% do total catalogado.

O artigo publicado no Neotropical Ichthyology foi feito em parceria com pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco e do Projeto Conservação Recifal (PCR), que concluem: “Este estudo reforça a importância da APA Costa dos Corais na biodiversidade e conservação dos peixes recifais e enfatiza a necessidade urgente de estratégias de conservação”.

Confira aqui o trabalho completo.