Projeto de matemática é motivação para quem se dedica à docência

Com a grande repercussão, o professor Vânio Fragoso destaca que a valorização passa também pelo reconhecimento social e remunerações dignas
Por Lenilda Luna - jornalista
22/12/2021 08h45 - Atualizado em 22/12/2021 às 10h49

No início de dezembro, a professora de Matemática, Claricy Alves Silva, da Rede Estadual de Alagoas, que atua no município de Santana do Ipanema, região sertaneja do estado, publicou uma experiência didática na revista digital Porvir, que tem como foco as inovações em Educação. A professora utilizou dados dos erros e acertos do jogador argentino Lionel Messi, que foram publicados no site de análise de dados FiveThirtyEight, para ensinar conceitos da disciplina.

Claricy se apaixonou pelo ensino da Matemática ainda na adolescência, cursando o ensino médio. “Desde essa época já ajudava alguns colegas de sala no estudo. Mas esse interesse ficou mais evidente ao exercer minha prática profissional. Sempre me preocupei em desmistificar as crenças negativas que os estudantes e a sociedade carregam em torno da Matemática, resultante de um ensino muito restritivo. Meu desafio diário é aproximar a Matemática do cotidiano de meus estudantes e apresentá-la de modo atraente, para que assim meus alunos sintam-se mais encorajados a aprender”

A professora, com 17 anos de experiência, relatou que buscava inovar nos recursos didáticos, a fim de chamar a atenção dos estudantes para uma disciplina que, muitas vezes, é considerada monótona. Avaliando o aproveitamento do jogador nos chutes a gol, Claricy debateu sobre a necessidade de persistência para melhorar o desempenho, ajudou os alunos a coletarem as estatísticas, avaliou os dados e debateu noções de lateralidade e outros aspectos, aproveitando o interesse dos estudantes pelo futebol. 

A repercussão desse trabalho foi além das revistas científicas e pedagógicas. Reportagens sobre o texto da professora Claricy foram publicadas em sites de alcance nacional como UOL, Isto É  e BBC News Brasil. Essa projeção nos meios de comunicação, que não é frequente para o ensino da Matemática, surpreendeu até mesmo a autora. “Não imaginava essa repercussão do meu trabalho que utiliza a abordagem Mentalidades Matemáticas, mas fiquei muito feliz por acreditar que, de certa forma, isso irá estimular outros professores a conhecer novas abordagens”, comemorou a professora. 

Claricy foi aluna do mestrado profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), do qual a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) faz parte.  Ela foi orientada na dissertação pelo professor Vânio Fragoso, docente do Profmat desde 2011. “Eu me surpreendi sim com a repercussão nacional, mas já sabia que a Claricy tem esse potencial para se destacar no seu trabalho. É uma profissional e uma estudante responsável, dedicada e persistente”, elogiou o orientador. 

Segundo Vânio Fragoso, durante o mestrado em Matemática, Claricy demonstrava muito interesse nessa problemática educacional. “Ela sempre se preocupou em buscar formas de superar as dificuldades da aprendizagem. Na orientação, discutimos sobre isso e ela desenvolveu projetos para aumentar a motivação do aluno com aulas significativas, diferentes, algo que pudesse fazer o aluno participar no processo de construção do conhecimento”, destacou o professor. 

Vânio Fragoso explica que a proposta de Claricy na dissertação foi baseada na Teoria van Hiele, um modelo de ensino de geometria plana e espacial. “Ela desenvolveu propostas de aulas riquíssimas, com experimentos práticos em ambientes como supermercados, laboratórios, sala de informática, utilização de material concreto e manipulável e outros recursos didáticos, para que as aulas sejam dinâmicas e despertem o interesse do aluno para entender a matemática como parte do cotidiano”, ressaltou. 

Claricy destaca como é importante buscar essas formas inovadoras de ensino. “Os dados de avaliações externas como o Pisa e Saeb comprovam que nossos estudantes não conseguem aprender matemática de modo eficiente para desenvolver suas atividades em sociedade. Muitos até acreditam que não são capazes de aprender essa disciplina. Mas estudos comprovam que todos podem aprender matemática em alto nível, desde que se esforcem e tenham condições apropriadas”, ressaltou a professora. 

Ela acredita que, para os professores tornarem o ensino mais dinâmico e participativo, o ponto de partida é refletir sobre a prática profissional e avaliar os resultados conquistados. “Após isso, buscar pesquisas e estudos que lhe deem suporte no processo de inovação, além de estar aberto às mudanças e testar novas metodologias e abordagens. Outra sugestão é participar de grupos de apoio com outros professores, dentre eles temos as células de Mentalidades Matemáticas espalhadas pelo país”, recomendou Claricy. 

Para o orientador do mestrado,  a sequência didática que Claricy desenvolveu foi muito inteligente. “Brilhante estratégia utilizar o nome do famoso jogador Messi para destacar a importância da persistência para alcançar o sucesso. A escolha do craque do futebol acabou dando visibilidade ao ensino da matemática na imprensa, que sempre destaca o esporte”, comemorou Fragoso. 

Mas, apesar de todo orgulho e alegria com o sucesso alcançado pela aluna de mestrado, Vânio Fragoso ressalta que a docência precisa de outros estímulos. “A gente fica muito feliz quando nossos egressos alcançam sucesso e desenvolvem seu papel na sociedade de forma inteligente e responsável.  Mas valorizar o profissional da Educação passa também pelo reconhecimento na sociedade e pela remuneração digna”, alertou o professor Vânio Fragoso de Melo. 

Veja mais: 

Revista Porvir

FiveThirtyEight 

Uol Esporte  

Isto É

BBC Brasil

Dissertação de mestrado: O ensino da geometria no sexto ano do Ensino Fundamental por meio de oficinas