Campus Arapiraca tem primeiro docente promovido a professor titular

Professor José Expedito Cavalcante é docente da UE Penedo, com atuação nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Pesca e Biologia
Por Jacqueline Freire - jornalista
20/12/2021 15h32 - Atualizado em 21/12/2021 às 11h25

O professor José Expedito Cavalcante é o primeiro docente titular do Campus Arapiraca, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A defesa do memorial, que aconteceu virtualmente devido à pandemia de covid-19, e é requisito para o processo de promoção, aconteceu no último dia 23 de novembro. Neste ano em que a Ufal completa 60 anos, o professor enfatiza que a promoção foi um marco na sua história.  “A defesa do memorial acadêmico é um dos momentos mais importantes para um docente do magistério superior”, explica o professor Expedito. 

Após a apresentação do memorial, que abrange um resumo da trajetória de vida dedicada à educação, a banca decidiu pela aprovação de José Expedito Cavalcante da Silva com a nota 10. No relatório de avaliação, a comissão destacou que o  professor José Expedito Cavalcante da Silva apresentou o seu memorial de forma clara, objetiva e cumprindo o tempo definido pela resolução (54 min). 

Para além da carreira na docência na Universidade Federal Tocantins, onde atuou como diretor de campus universitário, presidente do conselho da fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins, e vice-reitor durante a implantação do projeto Reuni, José Expedito Cavalcante atuou, de 2012 a 2019, na coordenação de Projetos de Olimpíadas Brasileira de Química no Tocantins. Durante sua trajetória de atuação em pesquisa, atuou nas áreas de Química de Materiais Inorgânicos e Química do solo-Biotecnologia, com vasta publicação em periódicos internacionais. 

A atuação no Magistério Superior teve início em 1998, na graduação da Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Química Fundamental, como professor substituto. “Na sequência, atuei na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal do Tocantins, na graduação e pós-graduação. Atualmente, sou docente da Universidade Federal de Alagoas, UE Penedo, com atuação nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia de Pesca e Biologia”, diz. 

Memorial 

Participaram da Comissão Especial de Avaliação do Memorial os professores: Valéria Rodrigues dos Santos Malta/ Ufal  (presidente); Patrícia Maria Albuquerque de Farias/UFPE (titular); Ângela Fernandes Campos / UFRPE (titular); Marcelo Navarro/UFPE (titular); Mariano Alves Pereira/Ufal (suplente); e Manoel Martins dos Santos Filho/Ifal. (suplente). 

“Analisando o memorial, verifica-se que a sua trajetória acadêmica revela a formação de recursos humanos em todos os níveis acadêmicos (IC, MSc, Doutorado), produção científica em periódicos nacionais e internacionais indexados em tema de relevância nacional e internacional, coordenação de projetos de pesquisa, participação em projetos de extensão, bem como participação na gestão universitária. Além disso, o docente promoveu benefícios para a instituição universitária, bem como participou ativamente na formação de recursos humanos voltados para a educação, ciência e tecnologia. Assim, de acordo com as diretrizes internas da Ufal a Comissão Especial considerou o candidato APROVADO”, de acordo com o texto elaborado pela Comissão. 

O professor José Expedito Cavalcante destaca que a contingência do seu memorial descritivo tem como objetivo apresentar sua trajetória acadêmica e científica até a presente data. “Para elaborá-lo, levei em conta as condições, situações e contingências que envolveram o desenvolvimento das minhas atividades acadêmicas, correlacionados com atuação em ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa universitária. Além, de considerar este memorial um trabalho autoavaliativo, acredito que ele será um instrumento confessional das minhas possibilidades de concretizar um trabalho que possa contribuir para o desenvolvimento institucional, sobretudo no cumprimento dos objetivos sociais, científicos e culturais da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca/Unidade de Ensino de Penedo”, afirma.  

Trajetória do professor revela superação 

A história de José Expedito Cavalcante começa em seu local de nascimento, na zona rural do município de Mar Vermelho, Alagoas, em 23 de julho de 1969. Aos cinco meses de idade, muda com sua família para a cidade limítrofe de Tanque d’Arca, onde residiu até os 15 anos, e após conclusão do ensino fundamental no Grupo Escolar Rosa de Castro e Escola Cenecista Nossa Senhora Mãe do Povo, muda para a capital Maceió, para continuação de sua trilha de estudos. 

Em 1988, concluiu o ensino Profissional de nível técnico em Química na Escola Técnica Federal de Alagoas (Etfal); em 1995, a graduação em Química pela Ufal; em 1997, o mestrado em Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); em 2001, o Doutorado em Química pela UFPE; e, em 2018, o  pós-doutorado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).