Professor da Ufal assume coordenação na Sociedade Brasileira de Computação

Márcio Ribeiro, do Instituto de Computação, vai liderar comissão na área de Engenharia de Software
Por Ascom Ufal
29/10/2021 09h44 - Atualizado em 18/11/2021 às 08h38

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ganhou destaque na Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É que o professor Márcio Ribeiro, do Instituto de Computação (IC) tornou-se o novo coordenador da Comissão Especial de Engenharia de Software (CEES) da SBC para o ciclo 2021-2022. A comissão reúne associados de todo o país interessados em aspectos gerais de Engenharia de Software, como métodos, processos e técnicas de desenvolvimento, manutenção e gerência de software. Também é responsabilidade da comissão regular políticas e ações da área com a SBC.

A CEES organiza anualmente quatro eventos nacionais de grande porte: o Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), o Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS), o Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCars) e o Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (Sast). A comissão ainda presta apoio a vários eventos inseridos no Congresso Brasileiro de Software (CBSoft). Nesse contexto, o professor Márcio já foi o coordenador do comitê de programa do SBES em 2021 e do SBCars em 2017, além de ter organizado o CBSoft em Maceió-AL, no ano de 2014.

Um dos grandes desafios será ajudar na organização dos eventos de forma presencial, no pós-pandemia. Nesse sentido, temos uma sinalização de que o CBSoft 2023 será presencial. Além disso, com o sucesso em 2021 da escola internacional de Engenharia de Software para apoiar novos e futuros pesquisadores da área, pensamos em organizar uma nova versão da escola em 2022, novamente com o apoio da ACM Sigsoft, um fórum internacional da área composto de pessoas da indústria, governo e academia”, destacou o professor Márcio.

Além do docente da Ufal, o comitê gestor da CEES é formado pelo vice-coordenador, Marco Tulio de Oliveira Valente (UFMG), e também por Tayana Uchôa Conte (Ufam), Fernando José Castor de Lima Filho (UFPE), Rafael Prikladnicki (PUC-RS), Marco Aurélio Gerosa, da Northern Arizona University (NAU), Rohit Gheyi (UFCG), Ingrid Nunes (UFRGS), Christina von Flach Garcia Chavez (Ufba), Elisa Yumi Nakagawa (ICMC-USP), Rodrigo Pereira dos Santos (Unirio), Rodrigo Bonifacio de Almeida (UnB) e Marcelo Medeiros Eler (USP).