Servidoras e alunos da Enfermagem montam barreira sanitária na Reitoria

Projeto de extensão aplica questionário rápido e realiza medição de temperatura à distância, além de distribuição de cartilhas informativas
Por Hiago Rocha - jornalista (texto e fotos)
01/09/2020 13h58

Servidoras técnicas da Escola de Enfermagem (EENF) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), bolsistas e estudantes voluntários montaram, no pátio da Reitoria, uma barreira sanitária para avaliar se quem chega ao prédio central da Universidade apresenta sintomas da covid-19 ou se foi exposto ao Coronavírus.

Com fomento da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto Barreira Sanitária para Monitoramento da Saúde dos Docentes, Técnicos-Administrativos, Discentes e demais transeuntes seria, inicialmente, realizado no prédio do antigo Centro de Saúde (CSAU), mas foi adaptado, com indicação visual, e realizado na Reitoria.

Dois recursos auxiliam a equipe: questionário rápido e medição de temperatura à distância. As atividades são realizadas nas terças e quintas-feiras, pela manhã até 14h. O roteiro de questões rápidas foi elaborado a partir dos sintomas doença, se, por exemplo, o entrevistado teve contato com pessoas com suspeita ou confirmação do Coronavírus. A equipe também já realizou visita aos servidores lotados no prédio da Reitoria.

“Em caso afirmativo, baseado nos sintomas e nas respostas, já encaminhamos para unidade de saúde especializada com todo o atesto para que sejam seguidos todos os procedimentos na rede básica de saúde”, explicou Silvana Barros, coordenadora do Laboratório de Habilidades em Enfermagem da Ufal (Labhenf).

Dessa forma, a equipe repassa as informações, podendo as chefias de trabalho ser instruídas sobre a situação e também, em caso positivo, ao Departamento de Pessoal (DAP) para garantir tanto o bem-estar do entrevistado e, em caso de suspeita, aos que tiveram contato com ele.

Ainda de acordo com Barros, toda a equipe utiliza equipamentos de proteção individual (EPIs) para, além do ganho acadêmico, facilitar a realização prática de atividades correlatas às habilidades do profissional de enfermagem.

“Apesar de estarmos em uma pandemia, triste por si só, demonstramos e instruímos na formação do alunado”, pontuou a coordenadora. Ao final de cada abordagem, a equipe entrega cartilhas informativas e instrui sobre formas de evitar o contágio do coronavírus. O projeto tem previsão de ser concluído na primeira quinzena de setembro com retorno presencial ainda sem data definida.