Ufal comunica com pesar o falecimento do servidor José Ulisses Filho

Sepultamento será nesta quarta (30), às 11h, no cemitério Parque das Flores, na Avenida Durval de Góes Monteiro
Por Márcia Alencar - jornalista
29/09/2020 23h52 - Atualizado em 30/09/2020 às 10h20
Ulisses sempre cumprimentava todo mundo com largo sorriso e é assim que a Ufal se despede dele

A Universidade Federal de Alagoas comunica com pesar o falecimento do servidor José Ulisses Filho, ocorrido na terça-feira (29), em Maceió, deixando a Ufal e toda a comunidade acadêmica de luto e numa comoção geral. O velório está sendo na Capela 2 do Parque das Flores, e o sepultamento será às 11h.

Emocionado, o reitor Josealdo Tonholo lamenta a perda do amigo e do servidor Ulisses: "É com muita tristeza que começamos esse 30 de setembro. é um dia que registramos a perda de um amigo, um irmão, um companheiro. Uma pessoa que se dedicava à Universidade em qualquer horário. De manhã, à tarde, à noite, de madrugada. Ulysses era uma pessoa do bem, exemplar como pai, marido, filho e como servidor público. Um orgulho para todos nós. Perdemos um amigo e desejo que seu caminho, agora em outro plano, também seja iluminado".

Querido por todos, o "seu" Ulisses da "Sinfra", da "RUA", da "Proest", dos amigos e da total dedicação e compromisso com a Universidade. Ele era uma "unanimidade" na comunidade universitária, entre estudantes, professores e técnicos. "Que tristeza, perdemos um servidor exemplar e um grande cidadão. Estou arrasada", disse a vice-reitora Eliane Cavalcanti, .

Vários amigos e colegas de trabalho também estão abalados com a perda de uma pessoa tão especial. Para o chefe de gabinete, Ubirajara Oliveira, é muito difícil falar nesse momento de um amigo que caminha junto com ele desde 1988. "Desde os tempos de DSG [Departamento de Serviços Gerais] na Ufal, um servidor dedicado e muito comprometido com o trabalho. Um homem que assumia compromissos sem nenhum temor e com absoluta dedicação. O 'Zezinho' , um amigo especial, um filho atencioso, pai afetuoso e marido amável e responsável. Tempos bons que vivemos. Ele cumpriu sua missão", revelou.

Em grupo de Whatsapp, muitos amigos se despediram e deixaram mensagem para Ulisses: "A Ufal não será a mesma sem ele. Que Ulisses tenha um bom descanso! Um homem incomum; imprescindível para todos que fizemos Gestão na Ufal. Lamento profundamente! Guardarei meu carinho e respeito por ele para sempre", disse a professora Ruth Vasconcelos.

"Ele era imbatível nas eleições internas, ganhava todas. Muito querido por todos. Um homem de caráter", reforçou o professor Eraldo Ferraz.

Professora Terezinha Rocha: "Sempre pronto a atender, com enormes boa vontade e disposição para o trabalho. Uma pessoa com verdadeiro prazer em servir, em ser útil, em ajudar. De quem logo lembrávamos quando precisávamos de ajuda? Que o Pai Celestial o acolha e console a família".

O professor Jenner Bastos também deixa sua mensagem: "Lamento profundamente a partida de um homem tão valoroso quanto Ulisses. Que Deus o acolha e que console a sua Família!"

"Grande colega, leal, comprometido e educado com todos", ressaltou a professora Magnólia Rejane, e o professor Niraldo Farias destaca: "Perda irreparável!".

Helena Pimentel se despede: Meus sentimentos, que Deus lhe dê um bom lugar e conforte a família. Era um servidor exemplar".

"Que tristeza, um lamento profundo. Que Deus lhe dê o descanso eterno, depois de um grande exemplo de servidor e de uma dolorosa luta pela vida. Que Deus nos conforte", lamentou a professora Elza Silva.

"Ulysses era a melhor pessoa, que ser humano maravilhoso. Estou muito triste, arrasada", completou a jornalista Simoneide Araújo.

Para o pró-reitor Estudantil Alexandre Lima, atual chefe de Ulysses, "a Ufal sofre um duro golpe. Ele sempre será nossa eterna referência".

O superintendente da Sinfra, Dilson Batista, também lamenta a morte de Ulysses: "Ficam a saudade e os bons momentos. Muito triste esse momento, estou sem palavras".

"Que triste notícia, perdemos nosso guerreiro", falou o pró-reitor de Graduação, Amauri Barros.

"Que Deus receba esse grande guerreiro e defensor da Ufal. Tristeza muito grande", completou o diretor do Departamento de Administração de Pessoal, Bruno Moraes.

"Que notícia triste. Um ser humano muito dedicado. Sempre pronto para superar os limites que a Ufal sempre nos colocou. Um dia de luto" disse o antropólogo Cadu Ávila, que trabalhou muitos anos com Ulisses na Pró-reitoria Estudantil.

Em seu perfil no Instagram, Elias Barbosa também prestou homenagem ao amigo Wlysses: "Dia triste, de uma notícia que não queria ter ouvido. A Universidade Federal de Alagoas perde um grande guerreiro. Até 2008, conhecia Ulisses de “ouvir falar”. Ouvir falar que ele “carregava a Ufal nas costas”. E como carregava. A partir de 2008, tive o prazer de tê-lo na minha equipe da Gerência de Serviços da Ufal. Juntos dávamos “nó em pingo d’água” em prol da nossa universidade e assim foi até 2015. Para Ulisses não havia tempo ruim. Não era à toa que os estudantes o adoravam. Ele cuidava de tudo e de todos. Sempre havia um jeito a ser dado em prol de uma necessidade e haja necessidades.... manutenção, festas, eventos... Homem íntegro e que amava o que fazia. Minha maior tristeza, não poder me despedir do grande guerreiro e amigo de todas as horas pela distância. Peço a Deus que console a Milene (sua esposa) e toda a família. Vá em paz meu amigo, você está deixando muitas saudades".