Curso sobre Igualdade Racial e Combate ao Racismo tem abertura nesta terça-feira,15

Atividade deve ajudar na discussão sobre formação de bancas de heteroidentificação na Ufal
Por Ascom Ufal
11/09/2020 14h02 - Atualizado em 14/09/2020 às 10h18

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (Neabi), com o apoio da Prograd e da Progep, lançou o curso Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo: formação das bancas de heteroidentificação. A iniciativa deve, além de contribuir com a capacitação profissional dos servidores da Ufal, alargar o debate sobre a reserva de vagas nos concursos públicos e para educar para as relações raciais. A abertura do curso passou para essa terça-feira,15, e as inscrições ainda podem ser feitas até a sexta-feira, 18 de setembro, por conta de problemas técnicos com o "servidor" da Ufal. 

A formação, que acontecerá de 15 de setembro a 2 de outubro deste ano, é exclusiva para docentes e técnicos da Ufal e será realizada no turno da tarde, no horário entre 14 e 17 horas. Serão três módulos de discussão: o primeiro sobre o Movimento Negro em Alagoas, o segundo sobre a evolução do Neab à Neabi e o terceiro sobre a Lei de Cotas e o processo de heteroidentificação. Cada um deles terá a duração de uma semana. Nesse prazo ocorrerão de uma a duas conferências no canal da ProgradUfal no YouTube, de até uma hora e meia, com os especialistas de cada temática e serão disponibilizados, na sala virtual do curso, os materiais de apoio - textos e vídeos - para aprofundamento dos cursistas.

Os conferencistas convidados são Zezito de Araújo, um dos fundadores do Movimento Negros em Alagoas, ex-diretor do Neab-Ufal, Fátima Viana também militante negra alagoana, integrante do Neabi-Ifal, Moisés Santana, ex-diretor do Neab-Ufal, responsável pela implantação do Programa de Ações Afirmativas em 2003, Lígia Ferreira, ex-diretora do Neabi-Ufal e responsável pela implantação do processo de heteroidentificação em 2019, Adilson Santos, integrante do Neabi-Ufop e presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial Ouro Preto, e Zeuxis Morais, integrante da Comissão Permanente de Vestibular da Ufal (Copeve).

O curso faz parte da programação dos 40 anos do Neabi-Ufal juntamente com outros eventos, ainda a serem oferecidos à comunidade acadêmica e à sociedade, em comemoração à memória do mais velho núcleo de estudos afrobrasileiros do país, o primeiríssimo espaço de pesquisas sobre a população negra brasileira, fundado em 20 de novembro de 1980, em União dos Palmares, pelo então Reitor da época, João Azevedo, para capitanear os estudos sobre a Serra da Barriga e o Quilombo dos Palmares.

A Universidade Federal de Alagoas adota políticas de ações afirmativas desde 2003 e nestes 17 anos vem aperfeiçoando-as. Nesta perspectiva, esta formação pretende não apenas dar continuidade a este processo, mas também diminuir as fraudes e dirimir problemas relacionados à compreensão sobre os reais beneficiários da Lei de Cotas no Brasil, bem como conscientizar e formar um corpo especializado no procedimento de heteroidentificação étnico-racial nesta universidade. Diante disso este curso é produto do trabalho incessante do Movimento Negro e do Neabi pela promoção da igualdade racial e no combate ao racismo (estrutural, institucional).

Informações no instagram do Neabi-Ufal(@neabiufal) ou pelo email neabiufal@gmail.com. Inscrições no curso de Promoção da Igualdade Racial e Combate ao Racismo pelo link.