Ufal apoia luta pelos moradores em situação de rua

Dia 19 de agosto marca 16 anos do massacre que impulsionou um movimento nacional pelos direitos dessas pessoas; haverá programação em Maceió
Por Manuella Soares - jornalista
17/08/2020 14h19 - Atualizado em 17/08/2020 às 17h19

Está cada vez mais comum encontrar pessoas sobrevivendo nas ruas, dependendo de alguma ajuda humanitária. O Movimento Nacional População em situação de Rua (MNPR/AL) tem trabalhado mais intensamente durante a pandemia da covid-19 para que essas pessoas tenham, ao menos, a alimentação do dia garantida. E na próxima quarta-feira (19) vai realizar várias atividades para chamar atenção da sociedade para esta questão.

A data é quando se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, uma alusão ao que ficou conhecido como “Massacre da Sé”, quando sete pessoas foram assassinadas com golpes na cabeça enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo, no ano de 2004.

A Universidade Federal de Alagoas se junta ao MNPR, que está presente em 18 estados, para pedir apoio de toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil. Na quarta-feira haverá uma programação que inicia às 9h, na Praça dos Martírios, centro de Maceió, numa marcha em direção ao Palácio República dos Palmares. A manifestação segue pelas ruas, passando pela Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa. Ao chegar à Praça Dom Pedro II haverá uma apresentação do grupo Teatro e Batuque Gigante Rua. A programação encerra às 13h com oferta de almoço para as pessoas em situação de rua de Maceió.

De acordo com o líder do Movimento em Alagoas, Rafael Machado, que há sete anos atua no Estado pelos direitos dessa parcela da população, é preciso engajamento para realizar a atividade do dia 19 e conseguir manter o projeto.

Quem quiser contribuir, o MNPR/AL está arrecadando água mineral e refrigerante no abrigo provisório do Ceja e na Fraternidade Casa de Ranquines. Mas quem puder ajudar financeiramente para custear a alimentação, pode depositar qualquer quantia até às 16h desta terça-feira (18). Os dados da conta bancária estão na imagem em anexo, assim como os endereços dos locais de coleta.

“Nós contamos com o apoio e a colaboração de todos que puderem ajudar na realização dessa Marcha. Mostraremos mais uma vez para o Estado que não iremos aceitar ficar de fora dos planejamentos e efetivações nas políticas públicas. Chega da população em situação de rua de Alagoas ser invisível perante a sociedade e ao poder público. Chegou a hora de gritarmos, aparecermos e termos voz e vez!”, exclamou Machado.