Pinacoteca Universitária se despede de servidora após 13 anos de dedicação

Colegas de trabalho prestam homenagem a Nélia Rocha por suas contribuições à Ufal
Por Ascom Pinacoteca
10/08/2020 15h44 - Atualizado em 11/08/2020 às 17h00

Finalizando um ciclo de quase três décadas no serviço público, dos quais 13 anos foram dedicados à Pinacoteca universitária da Ufal, Nélia Rocha recebeu homenagens dos colegas de trabalho pelas contribuições ao equipamento cultural a que tanto se dedicou.

Graduada em Serviço Social pela Ufal em 1983, retornou à universidade em janeiro de 1991 para ocupar o cargo de Assistente em Administração, após aprovação em concurso público. Iniciou sua carreira no Centro de Educação (Cedu), onde esteve lotada por 16 anos. Desde 2007, dedicou-se à Pinacoteca Universitária, desenhando uma trajetória enaltecida e valorizada por colegas.

Desde seu primeiro contato com o museu, a servidora foi impactada positivamente com o colorido e as dimensões das obras. Encantada, colaborou na realização de mais de 60 exposições temporárias e a exposição de longa duração do acervo, cursos e eventos realizados na instituição, com bastante empenho e eficiência em todas as atividades que desempenhou.

Ao longo dos 29 anos na Ufal, Nélia Rocha aperfeiçoou e ampliou seu conhecimento no decorrer de sua carreira profissional. Cursou duas especializações e também participou de diversos cursos de extensão e de capacitações, sempre buscando colocar em prática no atendimento aos visitantes.

Na sua despedida virtual com as servidoras e bolsistas da Pinacoteca, Nélia utilizou uma metáfora poética para explicar a sua impressão sobre o museu de artes visuais da Ufal “O Espaço Cultural é como uma concha e a Pinacoteca uma pérola dentro dele”, afirmou.

Homenagens dos amigos e colegas de trabalho

No decorrer de sua carreira, Nélia construiu laços de afetividade que ultrapassaram o ambiente de trabalho. Ana Zilma Teles, servidora do ICHCA, relembrou com saudade de ocasiões em que esteve ao lado de Nélia. “Nossas conversas e risadas durante o percurso até o campus quando por diversas vezes participamos juntas de capacitações e assembleias. Lembro-me também que Nélia demonstrava muita satisfação em estar trabalhando na Pinacoteca, setor onde ela se sentia motivada e realizada”, lembrou.

Para os bolsistas e estagiários, discentes dos cursos de graduação da Ufal, a servidora será lembrada sempre buscar orientar, ensinar, envolver e inserir todos que chegavam ao grupo com bastante acolhimento e respeito. “Ensinamentos que levarei pra vida”, disse Rayrã Diniz, estagiário do setor.

Para Tatiana Almeida, museóloga, ter sido “uma década de aprendizado mútuo, pois durante esses anos compartilhamos aprendizados sobre museu, artes, idiomas e administração pública. Nélia, tem uma característica peculiar, é uma arquivadora de si. Sua vida funcional está reunida em arquivos físicos e virtuais e guarda na memória sua trajetória na instituição”, recordou.

A coordenadora da Pinacoteca, Iris Danielle, agradeceu o empenho e a colaboração da servidora durante tempo de convívio, reforçando que neste período atípico que a Pinacoteca está passando, devido à reforma do Espaço Cultural, os dois eventos externos realizados em 2019 demandaram trabalho em equipe. “Nélia foi fundamental para o andamento dos trâmites administrativos, que contribuíram para o sucesso da exposição do acervo da Pinacoteca em Arapiraca e para o Pina Ilustra, no prédio da Associação Comercial no Jaraguá durante a Bienal Internacional do Livro de Alagoas”, afirmou a coordenadora.