Hospital Universitário cria Programa de Saúde do Trabalhador

Profissionais passam a ser acompanhados e participam de atividades para cuidar de si mesmos
Por Ascom Ufal
25/08/2020 17h43

O projeto “Cuidando de Nós", lançado no último dia 20 de julho, é uma iniciativa do Hospital Universitário com o objetivo de elaborar estratégias de assistência e orientação de saúde ao trabalhador, através da criação e divulgação de fluxos de serviços ofertados aos profissionais Ebserh, RJU, terceirizados e residentes.

Segundo o diretor do HU, o professor Célio Rodrigues, a ideia do projeto é que os colaboradores que tanto cuidam dos outros, possam cuidar de si mesmos também. “Não temos um pronto-atendimento no Hospital, somos um hospital de alta e média complexidade. Mas orientamos os fluxos, o que fazer e para onde ir. Temos grande satisfação de dizer que orientamos os nossos colaboradores nos testes rápidos de covid e fazemos os encaminhamentos e acompanhamento psicológico agendado com o Siass e a Faculdade de Psicologia da Ufal”, afirmou.

Entre as ações do "Cuidando de Nós" estão o atendimento de saúde mental; o atendimento de práticas integrativas e complementares; atendimento de urgência; orientação e testagem para síndromes gripais. Algumas atividades iniciadas envolvem acupuntura, massagem e relaxamento, entre outras. Todos os serviços são destinados aos servidores e colaboradores do Hospital. Outro destaque para as ações de valorização do servidor é a chamada Moção de Aplausos. “O que se faz de bom e bem feito precisa ser registrado e elogiado”, afirma o diretor.

Atendimento aos colaboradores

Durante o lançamento do projeto Cuidando de nós, o diretor Célio Rodrigues também falou sobre a melhoria do fluxo de urgência e emergência para os trabalhadores que adoecem em serviço. “Quando um trabalhador adoece, passa a ter um novo fluxo de atendimento, criamos a sala CN Cuidando de Nós (antiga sala 10 do Ambulatório), para atender as pessoas que por ventura adoeçam em serviço”, explicou.

Confira o vídeo de lançamento no projeto.