Dossiê Linguagem e Cognição já está disponível, acesse

Número especial aborda temas da Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente e Epistemologia
Por Blenda Machado - estagiária de Jornalismo
10/08/2020 15h44 - Atualizado em 10/08/2020 às 18h43

O Grupo Linguagem e Cognição, publicou o dossiê de mesmo nome na revista Prometheus, periódico Qualis B1 editado pelos professores Marcus Souza, Marcos Silva e Maxwell Lima Filho. Vinculado ao curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Dossiê Linguagem e Cognição circula entre temas tradicionais e contemporâneos, especialmente Filosofia da Linguagem, Filosofia da Mente e Epistemologia.

“Há reflexões, por exemplo, sobre a teoria da alma em Aristóteles e sua compreensão acerca da captação do objeto cognitivo, dialogando com ideias contemporâneas das Filosofias da Mente e da Linguagem”, explicam os editores.

No Dossiê consta ainda uma resenha sobre o livro de introdução à Filosofia da Mente de André Leclerc (UnB) e três traduções de artigos que, podem ser considerados clássicos da Filosofia da Mente: dois de David Chalmers e um de Max Velmans, disponibilizando acesso ao conhecimento a um número maior de pessoas e contribuindo, assim, para a qualificação do debate sobre a problemática da consciência em língua portuguesa.

O grupo está cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) desde 2012 e constitui uma das linhas de pesquisa do Mestrado Acadêmico em Filosofia.

Durante oito anos, os editores junto com pesquisadores do exterior e de todas as regiões brasileiras, promoveram seis edições do Encontro Linguagem e Cognição, realizaram dez edições do Seminário Integrado Linguagem e Cognição e estão organizando o quarto livro da série Escritos de Filosofia: Linguagem e Cognição.