Em ranking da CGU, HU da Ufal é o mais elogiado do Brasil durante pandemia

Cinco Hospitais da Rede Ebserh estão entre as 13 instituições que tiveram elogios pela plataforma FalaBR
Por Ascom Ufal
30/07/2020 16h31 - Atualizado em 30/07/2020 às 17h13
context/imageCaption

Reitor Josealdo Tonholo destaca o empenho da equipe do HU

Para estimular a população a elogiar e avaliar o atendimento em saúde em todo o país durante a pandemia da covid-19, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou a campanha Quem está na linha de frente para cuidar de nossas vidas merece todos os elogios. E na primeira semana de campanha, o Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi a instituição que teve os serviços mais elogiados do Brasil de acordo com o ranking formulado pela própria CGU.

Ao todo, cinco hospitais da Rede Ebserh - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - figuraram entre as 13 instituições que registraram elogios pela plataforma FalaBR, sistema integrado de Ouvidoria e Acesso à Informação do governo federal. Os outros hospitais da rede citados com menções positivas foram o Hospital das Clínicas do Recife (HC-UFPE); o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), em Salvador (BA); o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM); e o Hospital Universitário de São Carlos (HU-UFSCar).

“Este reconhecimento é fruto de um trabalho integrado e devotado de toda a equipe do nosso HU. Quando assumimos a gestão da Ufal, em fins de janeiro de 2020, o cenário não era dos melhores. Faltava até lençol em nosso Hospital. Nestes seis meses, mesmo diante da pandemia do novo coronavírus, conseguimos garantir R$ 2,5 milhões em investimentos, abrimos 38 novos leitos, sendo 14 UTis, 16 enfermarias e 8 semi-intensivos, inclusive voltados inicialmente para atendimento a pacientes com covid-19, e avançamos na melhoria do atendimento de nosso usuário. Fundamental dizer que também contamos neste esforço com o apoio do MEC, do Ministério da Saúde, do TJAL [Tribunal de Justiça de Alagoas], do MPT [Ministério Público do Trabalho] e do MPF [Ministério Público Federal], além de outros organismos governamentais” afirmou Josealdo Tonholo, reitor da Ufal.


Para a
ouvidora-geral da Rede Ebserh, Savana Dantas, o recebimento de um único elogio tem um grande potencial transformador. “Faz bem para quem registra, já que é uma oportunidade de externar o sentimento de gratidão, e faz bem para quem recebe, já que a sensação, nesse momento, é equivalente a receber um abraço. Esse movimento da CGU é realmente louvável e está alinhado com diversas ações que muitas ouvidorias da Rede Ebserh já realizam”, ressaltou.

Valorização


A campanha tem como objetivo valorizar e reconhecer o trabalho desafiador dos profissionais de saúde que estão atuando de forma incansável no combate à pandemia da
covid-19. Para isso, a CGU está reunindo mensagens positivas da população para demonstrar gratidão pelo atendimento prestado por enfermeiros, médicos, técnicos e auxiliares da alimentação e limpeza, e de todos os outros profissionais da saúde que neste momento lutam com muita coragem e determinação contra a pandemia disseminada pelo novo coronavírus.

A partir dos elogios enviados para o FalaBR, a CGU pretende transformar em exemplos positivos as experiências de cidadãos que tenham recebido ou usado satisfatoriamente serviços de saúde nos últimos três meses. Dentre os elogios, destacam-se tópicos como: excelência, amor e dedicação no atendimento durante a pandemia; prontidão, carinho e paciência por parte das equipes de atendimento; admiração pelo cuidado das equipes ao colocarem as próprias vidas em risco; cuidado, esforço, profissionalismo e educação das equipes de atendimento; competência, humanidade e humildade dos profissionais; dentre outros.

Quem quiser mandar o seu recado e demonstrar o reconhecimento pelo trabalho de profissionais de saúde e das instituições envolvidas na luta contra o coronavírus, basta registrar sua manifestação pela plataforma FalaBR.