Docentes da Ufal e do Ifal organizam evento sobre qualificação profissional

O evento visa construir um panorama das demandas de qualificação profissional do turismo em Alagoas
Por Pedro Ivon - estagiário de Jornalismo
09/07/2020 16h03 - Atualizado em 13/07/2020 às 16h34

Um evento online está sendo organizado por professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Unidade de Penedo, e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maragogi. Trata-se do Qualificação Profissional e Turismo em tempos de pandemia: cenários e perspectivas em Alagoas, que acontecerá na próxima terça-feira (14), das 9h às 17h, através do Google Meet. A ação tem como público-alvo os educadores, o comércio turístico e outros interessados no tema.

O evento tem como organizadores os professores Daniel Vasconcelos e Silvana Pirillo, da Ufal de Penedo, e os também docentes Renato Lôbo e Artemísia Santos, do Ifal de Maragogi. A ação tem o objetivo de construir uma perspectiva, de caráter exploratório, das demandas de qualificação profissional do setor de turismo, bem como das suas condições efetivas de atendimento. O panorama será construído em conjunto com os gestores institucionais e educadores, tendo como base o perfil dos alunos, as condições socioeconômicas de Alagoas e os programas de qualificação profissional.

Programação do evento

O evento será composto por duas rodas de conversa, onde acontecerão debates e serão proferidos depoimentos. Uma das rodas será formada por docentes, que atuam em cursos de turismo de Alagoas. A outra, terá a Secretaria Estadual de Turismo, gestores do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), bem como representantes de organizações do comércio turístico. No final dos debates haverá abertura para a participação de todos os presentes. A mediação fica por conta dos já mencionados organizadores.

A problemática do turismo

A atual pandemia de covid-19 tem afetado diversos setores, entre eles está o do turismo, que representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e 3,71% do PIB do Brasil, empregando sete milhões de brasileiros. Em Alagoas, o Turismo é a segunda maior atividade econômica do estado, o que torna necessário a discussão sobre a qualificação profissional nessa área.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site do evento, aqui.