Cirel virtual traz palestras e reflexões sobre ensino de Literatura

Evento será realizado pelo Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas, de 4 a 11 de agosto
Por Janyelle Vieira - estagiária de Jornalismo
31/07/2020 16h23 - Atualizado em 31/07/2020 às 17h12

O Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (Gedeall) instituído na Faculdade de Letras (Fale) da Universidade Federal de Alagoas promove a realização do primeiro Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literatura (Cirel). O evento é on-line e acontece de 4 a 11 de agosto.

De acordo com a coordenadora do evento, professora Rita Zozzoli, o 1° Ciclo de Reflexões sobre Ensino de Literatura foi idealizado para que graduandos e pós-graduandos do curso de Letras e afins se conectem efetivamente com a literatura.

“O Cirel surge da necessidade de expandir as discussões acerca da relação entre literatura e ensino nos cursos de licenciatura em Letras, no intuito de contribuir significativamente para a formação inicial e continuada de professores de literaturas, em discussões que inter-relacionam teoria e prática, como propõe a Linguística Aplicada”, pontuou.

De acordo com a professora, o objetivo do evento é desenvolver debates sobre ensino de literatura visando implicações em práticas pedagógicas; promover uma concepção de texto literário como uma fonte de saber social que pode desconstruir o ensino estritamente formal da literatura focalizado apenas na historicidade das escolas literárias e aproximar universidade e escola básica por meio de reflexões sobre o trabalho com a literatura na escola e na universidade.

Diante da atual conjuntura, as seis palestras do ciclo serão desenvolvidas de forma remota e transmitidas on-line e ao vivo pelo Even3, sendo disponibilizadas posteriormente no canal do Gedeall no YouTube.

Para participar, basta se inscrever gratuitamente por meio deste link até o dia 4 de agosto.

O ciclo se insere no projeto anual do Gedeall Ações 2020: Encontros de Estudo, Cursos de Aprofundamento crítico e Jornadas sobre Conjunturas.

De acordo com a coordenadora, o grupo possui compromisso em estabelecer um vínculo direto com as práticas de sala de aula. “O Gedeall, fundado na Ufal em 1995, tem sido um importante veículo para a promoção e intercâmbio de estudos e pesquisas sobre as práticas de sala de aula, a formação de professores e os discursos que circundam as diferentes práticas sociais”, contou.

Além disso, com o evento, o grupo evidencia o empenho com o compartilhamento de saberes e experiências docentes a partir de contribuições de palestrantes de diferentes instituições de ensino.