Servidor pode redirecionar seu ramal telefônico para uso a distância

Núcleo de Tecnologia da Ufal fez tutorial para solicitação, instalação e utilização do serviço
Por Amanda Lima - estudante de Jornalismo e estagiária do NTI
02/06/2020 15h19 - Atualizado em 08/06/2020 às 12h00
Wendell Silva

Wendell Silva

Você sabia que é possível configurar os ramais da Ufal para utilizá-los de maneira remota em seu smartphone, tablet ou notebook? Pois é, isso é possível por meio do Softphone, um software que possibilita fazer chamadas de voz pela internet, sem a necessidade de um aparelho telefônico convencional. Essa ferramenta busca mobilidade entre os usuários, principalmente em situação de teletrabalho, como o que está sendo vivenciado nesse momento de pandemia da covi-19.

O uso de um Softphone representa uma economia considerável em telefonia quando sua utilização abrange ligações para telefones fixos e celulares, e é interessante para a Ufal, uma vez que muitos servidores estão em trabalho fora de sede, desenvolvendo suas atividade em casa. Este recurso permite o fácil gerenciamento das comunicações e de custos.

Atualmente, existe uma estimativa de 969 ramais na Ufal, dos quais 878 estão em Maceió. Desses, 52 funcionam remotamente na capital, sendo que 36 foram redirecionados de ramais físicos [funcionavam em aparelho físico e agora funcionam remoto - via smartphone], cinco ramais novos foram criados durante a quarentena para funcionar de forma remota em smartphones e 11 já funcionavam antes da pandemia. 

O analista de tecnologia da informação do NTI, Wendell Silva, ressalta que existem planos para lançar um novo serviço que permita que o servidor da Ufal possa solicitar um ramal remoto de forma ainda mais fácil. “O sistema já está em fase de testes e quando estiver disponível permitirá que os servidores solicitem o ramal de forma simples e automática, sem intervenção do NTI”, complementou.

Hoje, para ter acesso a essa ferramenta, os servidores devem solicitar o redirecionamento do seu ramal abrindo um chamado na Central de Atendimento do NTI, via e-mail institucional, informando seu Siape, o nome do setor ou unidade e número de seu ramal. Em seguida, procurar pelo aplicativo MizuDroid no Play Store [para android] ou GS Wave na Apple Store [para iOS] e após instalado realizar a configuração do aplicativo.

O NTI disponibilizou um tutorial completo para a solicitação, instalação e utilização do serviço que você pode ler clicando aqui ou assistir aos vídeos publicados nas redes sociais Instagram e Youtube.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Atendimento do NTI pelo número (82) 3214-1015 ou e-mail atendimento@nti.ufal.br .