Chega a 17% afastamento por transtornos mentais e de comportamento

Ufal realiza acolhimento psicológico dos servidores por meio de cadastro online
Por Manuella Soares - jornalista
03/06/2020 15h41 - Atualizado em 10/06/2020 às 15h57

Com uma ação simples a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Ufal quer dizer: Servidor, você não está sozinho! A pandemia de covid-19 isolou pessoas, adoeceu muitas e causou outras tantas despedidas. O mundo precisou se adaptar, mas as situações são diferentes em cada lar que também virou escola e trabalho. Pensando nos servidores da Ufal, a Progep criou um serviço para acolher e acompanhar quem precisa de apoio psicológico e informações sociais no contexto da pandemia, em execução desde abril.

O difícil cenário que todos estão inseridos já impactou nos números de perícias realizadas na Ufal. Segundo os dados, nos últimos meses, 17% dos afastamentos de servidores são equivalentes a transtornos mentais e de comportamento, registrados como estabelecido pelo  o Código Internacional da Doença.

“Formas inovadoras de cuidado têm sido desenvolvidas na pandemia, com destaque para a escuta qualificada que envolve relações do tipo diálogo, interações virtuais e acolhimento.  Desse modo, possibilita compreender o sofrimento psíquico a partir da percepção do servidor, valorizando suas experiências e atentando para suas necessidades, suas relações familiares e sociais, nos diferentes aspectos que se manifestam nessa época”, destacou a equipe envolvida.

O projeto foi criado pelo Subsistema de Saúde (Siass), vinculado à Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT/Progep) e disponibilizou um cadastro online para os que se sentirem emocionalmente vulneráveis durante esse período. Basta fornecer algumas informações pessoais e o servidor terá uma resposta, por e-mail, de um dos psicólogos da CQVT para fazer o encaminhamento necessário, respeitando o sigilo do atendimento.

“O serviço de acolhimento psicológico caracteriza-se como ação no sentido de estar aberto à escuta das necessidades de saúde dos servidores, em uma postura mais acolhedora em situações de urgência, a partir da demanda da pessoa em sofrimento. O que realizamos é acolhimento psicológico e escuta qualificada. Os profissionais envolvidos analisam o caso, aplicam questionários, e sugerem soluções. Nessa época as queixas transitam por diversas ordens, necessitando de soluções diferentes e discricionárias. Respeitamos os servidores em suas necessidades e auxiliamos o servidor a encontrar canais e espaços onde suas queixas podem ser melhor trabalhadas, independentemente da sua natureza complexa ou dolorosa”, ressaltam os organizadores do projeto.

O atendimento não acontece em tempo real. O retorno ao cadastro deverá ser feito pelos profissionais da Progep sempre às segundas, quartas e sextas, seguindo a ordem de chegada da demanda.

Amparo e utilidade

O Projeto Pandemia da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas considera, em alguns casos, que os familiares também passarão pelo acolhimento. Necessitando que eles igualmente acessem o cadastro inicial através do link. Da mesma forma, os servidores afastados em decorrência da covid-19 que desejarem apoio, serão acompanhados pela equipe do Siass, ponderando os aspectos biopsicossociais caso sejam necessários.

De acordo com os dados do SIASS/CQVT relativos ao número de servidores atendidos pela pericia, houve uma predominância de casos de infecções e doenças do aparelho respiratório, equivalente a 38%. Essas ocorrências foram registradas na ocasião pela falta de confirmação diagnóstica e inexistência de código específico para COVID 19.

O serviço da Progep tem, ainda, o objetivo de oferecer informações e orientações sobre direitos e benefícios no contexto de pandemia. A equipe complementa: “Principalmente, no que tange o direito às licenças para tratamento da saúde, dias de afastamento, a documentação necessária e como está ocorrendo o fluxo do setor neste período. Como também, nas licenças para acompanhamento de familiar, dependentes, e de outros direitos que compreendam a saúde do servidor no âmbito do Siass. Além de socializar informações e orientações acerca da rede de atendimento Covid SUS e sobre direitos relativos a outras políticas sociais, caso seja necessário”.