Literatura de cordel é inspiração para vídeo de prevenção ao coronavírus

Laboratório da Escola de Enfermagem da Ufal criou material para orientar profissionais da saúde
Por Manuella Soares - jornalista
10/06/2020 15h56

Foi de uma conversa informal num grupo de troca de mensagens por aplicativo que surgiu a ideia. O assunto era sério: passar orientações aos profissionais da saúde sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). E a mensagem precisava impactar.

Silvana Barros, Giselle Vicente, Risonilda Costa e Paulyne Guimarães decidiram que versos declamados, como literatura de cordel, seria a melhor linguagem para chamar atenção. E foi assim que as quatro técnicas do Laboratório de Habilidades em Enfermagem da Ufal (Labhenf) encontraram uma forma diferente de continuar produzindo durante a pandemia de covid-19 e contribuir com a comunidade acadêmica e os profissionais que estão na linha de frente do combate ao vírus.

“Partindo de um sentimento empático mesmo é que surgiu a ideia de abordar a prevenção contra a covid-19 através da arte”, enfatizou Silvana, contextualizando que o grupo trabalha na área de assistência no Hospital Universitário.

Elas utilizaram as informações de fontes oficiais como Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e adequaram a linguagem para um cordel em vídeo, uma mídia mais acessível para compartilhar pela internet. A grande contribuição que deixou um lado divertido e lúdico foi a narração do filho de Silvana, Samuel. Aos dez anos ele emprestou a voz e a interpretação para um trabalho de gente grande.

"É uma maneira mais leve e criativa de alcançar as pessoas, de atraí-las para um conteúdo importante e necessário nesse momento de combate à pandemia. Acreditamos que de maneira lúdica, com uma narração infantil, falar de uso de EPIs contra a covid-19 poderá sensibilizar os profissionais da saúde e também contribuir para a apreensão, memorização do conteúdo para aplicação na prática, no ambiente hospitalar ou quaisquer unidades de saúde que assistem pacientes nessa pandemia", justificou Giselle Vicente sobre o convite feito ao menino para ajudar no projeto.

O vídeo tem pouco menos de três minutos e numa linguagem simples descreve cinco passos para orientar os profissionais da saúde sobre como se prevenir do coronavírus. “Se a mão limpa estiver, álcool em gel pode usar; Lembre da concentração pro vírus não se aproveitar”, declama Samuel. E segue depois de enfatizar a importância do jaleco: “No caso de pandemia avental é muito melhor. Mas, lembre de jogar no lixo. Tu sabe o símbolo de cor”.

Para acessar o vídeo clique aqui e dê uma contribuição compartilhando, assim como o Samuel, que gostou de fazer parte dessa história. "Eu me senti bem e feliz por ter a oportunidade de ajudar pessoas a se protegerem desse vírus de uma forma descontraída", relatou.

Toda a produção durou três dias e contou com outra ajuda especial do sobrinho de Silvana, Isaac, na edição do material. As técnicas do Labhenf também aproveitaram o poema do cordel para fazer uma homenagem: “Agradecemos a você que tá na frente dessa parada. A população te agradece e se sente agraciada. Profissionais da saúde conosco nessa jornada!”.