Infectologista do HU apresenta importância do diagnóstico da covid-19

Tema será abordado no youtube nesta segunda (22), a partir das 20h
Por Taciana Gacelin - jornalista
22/06/2020 13h57

Nesta segunda-feira, 22 de junho, às 20h, a médica Maria Raquel dos Anjos Silva Guimarães, infectologista do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU-Ufal), destacará, em uma live no youtube, a relevância do diagnóstico da covid-19. Na ocasião, ela abordará quantos e quais são os procedimentos existentes na atualidade para detecção da doença. A médica falará sobre o teste mais importante para o diagnóstico, o RTPCR, que é o padrão ouro, explicitando também sobre os testes rápidos e sua importância como teste combinado com o RTPCR. A abordagem incluirá também os métodos mais novos que poderão ser utilizados para a detecção da doença de uma forma mais rápida.

Na live, a médica também comentará sobre os testes sorológicos IgA, IgM e Igg, que detectam anticorpos para a covid-19. A infectologista do HU irá qualificá-los, identificando quais são os melhores e como interpretá-los. A mediação do evento ficará sob a responsabilidade de Mário Jucá, docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Famed-Ufal). A live será transmitida no link.

A live faz parte do projeto Hupaa COnVIDa, que vem implementando ações para o combate do coronavírus, assumindo o compromisso de publicizar informações para que a população e profissionais tenham acesso a conteúdos que colaboram para esclarecer assuntos referentes à pandemia.